Não VIU?

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Não VIU?
Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Segurança jurídica: ICMBio recebe do Incra 77,3 mil hectares do Parque Nacional do Iguaçu

Por Vinícius Ferreira
19 novembro, 2018
| 2 minutos de leitura |
CompartilharTwitterMandar pro ZapEnvie no TelegramLinkedin
Foto: Eduardo Fraipont\Itaú Cultural

As áreas já estavam sob os cuidados do ICMBio, mas oficialmente ainda estavam registradas em nome do Incra. E o que vai acontecer na sexta-feira, dia 23, é a transferência de 77,3 mil hectares de terras do Incra no Parque Nacional do Iguaçu para o ICMbio.

Antes de explicar a situação, vamos aos nomes completos das instituições. ICMBio é o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, que administra o Parque Nacinal do Iguaçu; Incra é o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.

Notícias Relacionadas

Tradicional Festa Junina do Colégio CAESP acontece neste domingo e convida toda a comunidade para uma manhã especial!

Copa do Mundo 2026: veja os jogos deste sábado e os confrontos que podem definir classificados

Médicos formados no Brasil e no Paraguai terão de fazer a mesma prova para atuar no país

Agora, ao repasse de áreas, que, como diz o assessor de imprensa do Incra no Paraná, Rodrigo Asturian, “é um pouco complexo, como todo processo de regularização fundiária, ainda mais ambiental e em faixa de fronteira”.

O repasse não é uma mera formalidade, mas, sim, dará ao ICMBio mais segurança jurídica no cuidado das terras preservadas. “Do ponto de vista ambiental e institucional, a medida que vamos lançar nesta sexta será muito benéfica e estratégica”, diz Rodrigo.

O processo

Vale lembrar que as terras integram territórios nos municípios de Foz do Iguaçu, Céu Azul, Matelândia, São Miguel do Iguaçu e Serranópolis do Iguaçu e estão devidamente preservadas.

E, pra ver como as questões são complexas, ainda mais no Brasil, um país onde as coisas mudam muito rapidamente, o processo sobre essas terras teve origem em 1988, quando o então IBDF (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal) requereu ao então Mirad (Ministério da Reforma e Desenvolvimento Agrário) a doação de terras desapropriadas e registradas em nome do Incra, declaradas de interesse social por meio do decreto 69.412, de 22/10/1971 e cuja autorização para doação foi estabelecida na lei 6.327, de 4/5/1976.

O problema é que o Incra tinha sido extinto em 1987 e, um ano depois do requerimento, foram extintos também o ministério e o próprio IBDF.

O Incra foi recriado pelo Congresso Nacional em 1989, e o IBDF virou, no mesmo ano, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Não é mera mudança burocrática, porque com isso as terras foram e voltaram para um ou outro órgão.

O Ibama era, até 2007, o único órgão de fiscalização, controle, licenciamento, monitoramento, educação ambiental, emissão de autorizações para diversos fins, gestão de unidades de conservação e dos centros especializados.

Naquele ano, o governo criou o ICMBio, cujas atribuições estão ligadas à gestão das unidades, educação ambiental e a maioria dos centros especializados.

Depois da “bagunça” que o governo criou ao longo dos anos – e sempre vai criar -, o Incra procurou, desde sua volta à ativa, identificar quais as áreas de fato estavam sob sua jurisdição, o que incluiu vastas extensões de terras no Parque Nacional do Iguaçu.

Depois de identificar, delimitar e realizar o georreferenciamento, o Incra agora fará ao ICMBio o repasse oficial de exatamente 77.377,51 hectares dentro do Parque.

O repasse será em cerimônia no auditório do Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu, na sexta-feira (23), às 10h. O superintendente do Incra, Walter Pozzobom, virá a Foz para o ato. Ele acompanha esse processo desde o início.

Formalmente, o Incra e o ICMBio assinarão o documento de concessão de Direito Real de Uso Gratuito de imóveis rurais nos limites do Parque Nacional do Iguaçu.

Tags: Parque Nacional do Iguaçu
CompartilharTweetarEnviarCompartilharCompartilhar

Relacionados +Conteúdos

Notícia

Exclusivo! Vermelho vai apresentar projeto de Lei para reabrir a Estrada do Colono

18 fevereiro, 2019
467
Notícia

Em artigo, Piolla fala do Parque Nacional do Iguaçu, que faz 80 anos nesta quinta

9 janeiro, 2019
26
Notícia

Para nossos padrões, ancião. Para a natureza, o que são 80 anos? “Conheça” o aniversariante

8 janeiro, 2019
61
Deixar comentário

Notícias recomendadas

  • Notícia
Foto: divulgação

Dança das Cadeiras: Silva e Luna faz novas mudanças em cargos comissionados na Prefeitura de Foz

16 junho, 2026
2
Foto Ilustrativa: Pixabay

Entre sol, chuva e céu encoberto até domingo em Foz do Iguaçu

17 junho, 2026
1
Foto: divulgação

Operação contra golpes bancários faz buscas em Foz do Iguaçu

18 junho, 2026
1
Foto ilustrativa: PMFI

Médicos formados no Brasil e no Paraguai terão de fazer a mesma prova para atuar no país

20 junho, 2026
1
Ilustração: divulgação

Hoje tem audiência pública sobre o Viaduto do Trevo do Charrua; saiba como participar

16 junho, 2026
1

Notícias Populares

  • Foto ilustrativa: Pixabay

    Sensação térmica chega a 4°C e tempo seco aumenta risco de problemas respiratórios

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Família é presa com 1,5 mil ampolas de remédio para emagrecer em carro no Paraná

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Oito presos em um dia: Polícia Federal cumpre mandados por crimes graves em Foz do Iguaçu

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Obra aguardada há anos: veja como será o novo viaduto do Trevo do Charrua

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Copa do Mundo 2026: veja os jogos desta quinta (18) e quem pode garantir vaga nas oitavas

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
Não viu?

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais

Fale Conosco via: E-mail - naoviu.com.br@gmail.com ou Whatsapp - (45) 99963-1755

  • Aviso Legal
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Newsletter
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem somos

Redes Sociais

Bem vindo de volta!

Entrar

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar Nova Lista de reprodução

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Tríplice Fronteira
  • Foz do Iguaçu
  • Na Terra das Cataratas e da Itaipu
  • É bom saber!
  • Crônica

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais