Secretário dos EUA que sancionou o Brasil assina acordo com o Paraguai

O documento foi assinado pelo ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Rubén Ramírez, e pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio

Da esquerda para a direita: ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Rubén Ramírez; secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio; e subsecretário de Segurança Interna, Troy Edgar. Foto: divulgação/Agência IP

O Ministério das Relações Exteriores do Paraguai e o Departamento de Estado dos EUA assinaram nesta quinta-feira, 14 de agosto, um memorando de entendimento para cooperação em matéria de migração irregular e implementação de processos adequados para análise de pedidos de proteção e asilo.

O documento foi assinado pelo ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Rubén Ramírez, pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e pelo subsecretário de Segurança Interna, Troy Edgar.

“Este é apenas mais um exemplo de cooperação e da capacidade de trabalharmos juntos para prevenir algo com que nós – ambos os países – estamos muito preocupados, que é a migração ilegal e irregular, que representa uma ameaça à segurança nacional. Portanto, a capacidade de trabalharmos juntos nisso em parceria é extraordinária”, disse Marco Rubio.

Oportunidades
Rubio destacou a “extraordinária capacidade de trabalhar em conjunto para prevenir algo que preocupa ambos os países, que é a migração ilegal”, e anunciou que ambos os governos cooperarão em muitas outras questões.

“As oportunidades econômicas existentes são enormes“, afirmou.

O acordo também oferece aos requerentes de asilo atualmente nos Estados Unidos a oportunidade de apresentar seus pedidos de proteção no Paraguai, permitindo que ambas as nações “compartilhem o fardo de administrar a imigração ilegal e, ao mesmo tempo, coíbam o abuso do sistema de asilo do nosso país”.

Vale ressaltar que Rubio vem aplicando várias sanções contra autoridades brasileiras, por determinação do presidente dos EUA, Donald Trump.

Sair da versão mobile