Não VIU?

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Não VIU?
Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Saúde – O deslocamento dos “cristais” pode provocar vertigem e desequilíbrio

Sintomas podem ser confundidos com labirintite, mas o tratamento é bem mais simples

Por Vinícius Ferreira
19 junho, 2024
| 3 minutos de leitura |
(Fotos: Freepik/Ilustração)

(Fotos: Freepik/Ilustração)

CompartilharTwitterMandar pro ZapEnvie no TelegramLinkedin

Por Cris Loose, especial para o Não Viu?

Se você já se sentiu mareado, como se estivesse em uma jangada no meio do mar revolto, ao levantar, deitar ou virar a cabeça rapidamente, saiba que esse sintoma pode estar relacionado a um problema dentro do seu ouvido.

Notícias Relacionadas

Itaipu comemora sucesso na produção de plantas medicinais no Paraguai

Veja as escolas de Foz que vão dividir um prêmio de R$ 300 mil

O “deslocamento dos atólitos” é uma condição médica associada ao deslizamento ou deslocamento anormal dessas pequenas partículas de carbonato de cálcio localizadas no ouvido interno. Também chamados de cristais, os atólitos são essenciais para a detecção de gravidade e de movimento linear.

E apesar de ficarem em um espaço específico, podem se deslocar para locais inadequados como os canais semicirculares, provocando sintomas desconfortáveis e até incapacitando a pessoa que apresenta esse problema, independentemente da idade.

Causas e consequências – O deslocamento pode ser causado por traumas na cabeça, pelo próprio envelhecimento da pessoa, infecções ou inflamações no ouvido, cirurgias e doenças no ouvido, e até pelo estresse.

O deslocamento desses cristais não é sentido pelo organismo, mas é comum a pessoa passar a ter a chamada Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB), condição que provoca a sensação de que o ambiente está girando, náuseas, vômitos, desequilíbrio e o consequente aumento no risco de quedas.

A fonoaudióloga e especialista em audiologia, Marcele Cestari, que atua em Foz do Iguaçu, disse que os profissionais da área percebem também que nos momentos de crise os pacientes têm movimentos involuntários nos olhos, que ocorrem como uma resposta à vertigem.

“A vertigem pode ser acompanhada de náuseas, vômitos e um tipo específico de movimento involuntário  e rápido dos olhos, em uma direção. São esses movimentos oculares que nós avaliamos para diagnosticar qual labirinto está alterado, se o direito ou o esquerdo, e definir qual manobra será feita para o tratamento adequado”, explica.

Tratamento – Geralmente ao apresentar esses sintomas, a primeira preocupação dos pacientes é com a labirintite. O caminho é buscar a opinião de um otorrinolaringologista que pode trabalhar em conjunto com um fonoaudiólogo.

O diagnóstico é feito por meio de exames, mas alguns sintomas já dão a pista e o tratamento do deslocamento dos atólitos é mais simples do que parece. Como o objetivo é fazer com que os cristais voltem para o local destinado a eles dentro do labirinto, geralmente são feitas manobras físicas para reposicionar essas partículas.

As mais conhecidas são as Manobras de Epley, na qual o otorrino ou o fono realizam movimentos na cabeça e no corpo do paciente, para mover os atólitos; e as Manobras de Semont, com movimentos mais rápidos.

Em alguns casos, medicamentos podem até ser prescritos para aliviar os sintomas de vertigem e da náusea, embora eles não resolvam o problema que é tratável, mas que pode voltar a ocorrer e exigir novo acompanhamento.

A fonoaudióloga esclarece que o diagnóstico correto é o mais importante para o paciente, já que o problema pode ser confundido com labirintite.

“Há casos de pessoas que passam anos tomando medicação para labirintite, quando o que realmente está prejudicando a vida delas é o deslocamento dos atólitos. Isso provoca uma tontura que passa rápido e acontece principalmente quando o paciente movimenta a cabeça para o lado direito ou esquerdo. Por sorte, o diagnóstico correto ajuda a melhorar e muito a qualidade de vida, conta.

Tags: É bom saber!
CompartilharTweetarEnviarCompartilharCompartilhar

Relacionados +Conteúdos

Governador do Paraná, Ratinho Jr. Foto: Ari Dias/AEN
É bom saber!

Ratinho Jr. explica por que desistiu de disputar a Presidência da República

24 março, 2026
1
Foto: divulgação
É bom saber!

Alunos de escola pública de Curitiba aprendem a construir robôs em aulas do projeto Engenhoka

24 março, 2026
2
Foto: Alfredo Gaspar, relator do projeto de lei. Foto: Agência Câmara de Notícias
É bom saber!

Aumento de penas para roubo, furto e receptação no Brasil agora só depende de Lula

19 março, 2026
1
Deixar comentário

Notícias recomendadas

  • Notícia
Foto: divulgação

Alunos de escola pública de Curitiba aprendem a construir robôs em aulas do projeto Engenhoka

24 março, 2026
2

Retire o carnê do IPTU 2026 nos shoppings de Foz!

20 março, 2026
1
Foto ilustrativa: Christian Rizzi/`PMFI

Olha o monte de atribuições do novo coordenador de pavimentação asfáltica de Foz

24 março, 2026
1
Ilustração: divulgação

Brasileiros lideram a lista de expulsões do Paraguai entre janeiro e fevereiro de 2026

18 março, 2026
1
Ilustração: divulgação

Estatuto de Proteção Animal de Foz deverá ter regras mais severas

18 março, 2026
1

Notícias Populares

  • Foto de arquivo: DER

    As boas e más notícias sobre a duplicação da Rodovia das Cataratas

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • R$ 15: Eco Park Foz promove final de semana solidário com troca de leite por desconto

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Petropar aumenta preços dos combustíveis

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Foztrans vai esmagar, literalmente, escapamentos irregulares de motos

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • General abriu a mão? Fundação Cultural aumenta remuneração para arte-educadores de Foz

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
Não viu?

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais

Fale Conosco via: E-mail - naoviu.com.br@gmail.com ou Whatsapp - (45) 99963-1755

  • Aviso Legal
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Newsletter
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem somos

Redes Sociais

Bem vindo de volta!

Entrar

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar Nova Lista de reprodução

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Últimas Notícias

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais