Como parte do retorno das missões tripuladas à Lua, a Argentina participará da histórica missão Artemis II da NASA por meio do microssatélite ATENEA, desenvolvido pela Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CONAE), em conjunto com instituições e universidades argentinas.
“Nossa participação nesta missão fortalece a projeção internacional da Argentina e demonstra que temos o talento, a capacidade e a visão para fazer parte da nova economia espacial”, disse Darío Genua, Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia.
A missão Artemis II será a primeira em mais de cinco décadas a orbitar a Lua com pessoas a bordo. Trata-se de um voo de teste com duração aproximada de dez dias, projetado para validar os sistemas que permitirão futuras missões tripuladas mais complexas.
O lançamento está programado para o dia 6 de fevereiro de 2026, no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, EUA..
O satélite
O ATENEA é um CubeSat da classe 12U, projetado e construído na Argentina, que viajará como carga secundária a bordo do foguete Space Launch System (SLS) da NASA, o lançador mais potente desenvolvido por essa agência até o momento.
O microssatélite já foi integrado ao sistema de implantação e está nos Estados Unidos, pronto para lançamento.
Durante sua missão, o microssatélite permitirá a medição de doses de radiação em órbitas profundas, a avaliação do desempenho de componentes comerciais no ambiente espacial, a coleta de dados de GPS em órbitas de transferência geoestacionárias e a validação de links de comunicação de longo alcance para a exploração do espaço profundo.
O voo
O voo de teste Artemis II enviará os astronautas da NASA Reid Wiseman, Victor Glover e Christina Koch, e o astronauta da CSA (Agência Espacial Canadense) Jeremy Hansen em uma jornada de aproximadamente 10 dias ao redor da Lua e de volta.
É mais um passo rumo a novas missões tripuladas americanas à superfície lunar, que levarão a uma presença sustentada na Lua e ajudarão a agência a se preparar para enviar os primeiros astronautas – americanos – a Marte.




