Foz do Iguaçu e o Governo do Estado reuniram-se ontem, terça-feira (29), para debater a implantação do futuro museu internacional de arte que será instalado no município, como uma unidade satélite do francês Centre Pompidou.
A previsão é publicar a licitação ainda neste ano. A inauguração deve ocorrer em 2027.
Participaram do encontro o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Jin Petrycoski, o diretor-presidente da Fundação Cultural, Dalmont Benites, e a secretária de estado da Cultura do Paraná, Luciana Casagrande.
Já a equipe francesa foi representada pela diretora-geral do Centre Pompidou, Julie Narbey, a diretora de Desenvolvimento Internacional e de Negócios, Gaële de Medeiros, e a diretora de Assuntos Jurídicos e Finanças, Florie Yall.
Museu
O Centro Pompidou Paraná, com um projeto assinado pelo pelo arquiteto paraguaio Solano Benítez, será a primeira antena da instituição francesa no continente americano, que já possui unidades em Málaga (Espanha), Bruxelas (Bélgica), Xangai (China), Alula (Arábia Saudita) e, em breve, Seul (Coreia do Sul).
Em Foz do Iguaçu, o museu será construído em um terreno cedido pela CCR Aeroportos, ao lado do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, com um investimento estimado de cerca de R$ 200 milhões por parte do Governo do Estado.
