A Prefeitura de Ciudad del Este inaugurou na terça-feira, 17 de junho, um Centro de Monitoramento Municipal para fortalecer o controle urbano por meio de tecnologia de ponta.
Segundo explicou Daniel Pereira Mujica, assessor da prefeitura local, o investimento inicial foi de 2,25 bilhões de guaranis (cerca de R$ 1,5 milhão) e o sistema de monitoramento incorpora inteligência artificial, redefinindo o conceito de segurança em Ciudad del Este.
“Hoje, o centro da cidade é totalmente monitorado. Com softwares de ponta, podemos proteger melhor os cidadãos e turistas. Este é um passo estratégico para uma cidade mais segura”, afirmou assessor Mujica
Ele enfatizou que, graças a essa ferramenta, será possível eliminar a atuação de falsos guias turísticos e identificar infratores de trânsito, respondendo assim de forma mais eficaz a crimes e irregularidades.
A arquiteta Patricia Milessi explicou que o centro conta com infraestrutura moderna: sala técnica, recepção, sala de espera e sala de monitoramento.
Foram instaladas 74 câmeras inteligentes em pontos estratégicos do centro, com recursos como reconhecimento facial, leitura de placas, visão noturna avançada e contagem de pessoas e veículos, entre outras funções.
Áreas cobertas pelo sistema de videomonitoramento
O sistema instalado abrange 22 pontos estratégicos no centro da cidade e arredores, com uma combinação de câmeras IP bullet de 4 megapixels, câmeras PTZ (com panorâmica, inclinação e zoom), visão 360° e dispositivos com tecnologia ANPR (reconhecimento automático de placas).
Cada ponto inclui especificações detalhadas para cobrir pontos de acesso importantes, cruzamentos e áreas de tráfego intenso, como:
- – Cruzamento da Avenida Emiliano R. Fernández com a Rua Sauce Regiment
- – Cruzamento de Camilo Recalde e Leonardo Ramírez Rolón
- – Saída da Av. San Blas para Rota Internacional
- – Monsenhor Rodríguez e Av. Luis María Argaña
- – Rota Internacional – Próximo ao Shopping Mina India
- – Rotatórias como Oasis e Carlos A. López
Além disso, o Terminal Rodoviário e os principais pontos de acesso da Rota Internacional também estão sob vigilância contínua, também segundo a prefeitura.