Que venha a luz! Mas vai demorar 540 dias para modernizar 100% da iluminação pública de Foz

Município assina contrato para início da concessão de iluminação pública de Foz do Iguaçu

A cerimônia de assinatura, realizada no Espaço Haroldo Alvarenga, contou com a presença do prefeito, General Joaquim Silva e Luna, do vice-prefeito Ricardo Nascimento, do diretor-presidente da Concessionária IP Foz do Iguaçu, Renato Araújo, entre outras autoridades. Foto: divulgação

Nesta segunda-feira (10), foi assinado o contrato de concessão da Parceria Público-Privada (PPP) que prevê a modernização de mais de 40 mil pontos de luz em toda a cidade.

A execução será realizada pela Concessionária IP Foz do Iguaçu.

O início efetivo das operações está previsto para 1º de dezembro deste ano.

Serão investidos R$ 60 milhões diretamente na modernização do parque, assegurando qualidade e continuidade ao longo de toda a concessão.

Haverá a substituição gradual de todas as luminárias por tecnologia LED, a instalação de sistema de telegestão e a implementação de iluminação cênica em áreas turísticas e monumentais, como a Avenida Pedro Basso, a sede da Prefeitura e a Fundação Cultural.

Fases do cronograma
O projeto é dividido em quatro grandes fases, conforme o plano de execução aprovado pela Prefeitura e pela concessionária responsável pela PPP.

Ao final da Fase 2, a modernização estará 100% concluída, consolidando Foz do Iguaçu como referência nacional em eficiência energética e iluminação inteligente.

Resumo da ópera: segundo foi estabelecido no contrato, somando todos os prazos, vai demorar 540 dias para a troca de 100% da iluminação pública de Foz.

A PPP será executada ao longo de 13 anos, com valor total de R$ 123 milhões — montante 35% menor do que o previsto originalmente, representando uma economia significativa aos cofres públicos.

Sair da versão mobile