O inverno chega às 23h42 desta sexta-feira, 20 de junho.
A estação é marcada por menos chuva, temperaturas mais baixas, maior probabilidade de formação de geadas e a permanência dos nevoeiros, que já tiveram presença durante boa parte do outono em quase todas as regiões paranaenses.
A previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) é que o inverno de 2025 no Estado tenha temperaturas mais baixas do que o inverno de 2024.
“As temperaturas serão mais baixas do que o inverno de 2024, porque no ano passado ocorreram bloqueios atmosféricos mais intensos que mantiveram as temperaturas mais altas do que o padrão. Mas, em compensação, em 2025, o inverno deverá ter temperaturas levemente acima da média histórica”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar
A chuva também deve ser dentro da média.
“No inverno a distribuição espacial da chuva segue a trajetória típica das passagens de sistemas frontais, principalmente das frentes frias”, antecipa o meteorologista do Simepar.
“Julho e agosto são os meses mais secos do ano no Paraná e a partir de setembro, principalmente a partir da segunda quinzena, as chuvas começam a aumentar, com o desenvolvimento de áreas de instabilidade associadas ao aquecimento mais acentuado da atmosfera, entre o Centro-Oeste brasileiro e o Paraguai”, informa.