A Prefeitura de Foz do Iguaçu reduziu em 66% a fila por vagas na Educação Infantil para crianças de 0 a 3 anos.
Com o encerramento das rematrículas para 2026, a lista de espera passou de 2.157 para 727 crianças na sexta-feira (12).
A redução significativa é resultado de um trabalho de análise das condições de cada unidade e de ajustes estruturais desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) na rede municipal de ensino.
Segundo a secretária de Educação, Silvana Garcia, o processo começou com um levantamento técnico das áreas disponíveis em todos os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). “Fizemos um estudo detalhado dos espaços de cada unidade para identificar possibilidades de reorganização interna. Esse diagnóstico orientou as ações seguintes”, afirmou.
Com base nesse mapeamento, áreas antes desativadas foram reativadas, ambientes foram readequados e reparos estruturais essenciais foram realizados.
Um dos exemplos é o futuro CMEI Professora Gemara Coelho, no Jardim Paraná. O prédio antigo foi totalmente revitalizado, incluindo reparos na estrutura física, como troca de janelas, pintura e melhorias na cozinha e nos banheiros.
A unidade, agora readequada, foi nomeada em homenagem à professora Gemara Coelho, falecida durante a pandemia, em reconhecimento à sua contribuição para a educação no município.
Com informações da PMFI



