A Iluminação Monumental de Itaipu será interrompida por aproximadamente um ano para a instalação de um novo sistema de LED de última geração, utilizado em ícones mundiais como o Empire State Building, em Nova York, e a Catedral de Notre Dame, em Paris.
A última apresentação pública do espetáculo acontece neste sábado (8). Inaugurada em 2002, a atração já encantou mais de 765 mil visitantes e se consolidou como um dos principais passeios turísticos noturnos de Foz do Iguaçu e da Tríplice Fronteira.
A modernização permitirá controlar cores, intensidade e efeitos das luzes em tempo real por um console, eliminando a necessidade de trocar lâmpadas manualmente. A expectativa é oferecer shows mais modernos e ampliar as apresentações, que hoje ocorrem apenas às sextas e sábados, para até cinco dias por semana.
O projeto manterá os 829 pontos de iluminação e preservará o conceito original da barragem, substituindo apenas a tecnologia. A mudança foi necessária porque as lâmpadas atuais de óxido metálico deixaram de ser fabricadas, tornando cada vez mais difícil a manutenção do sistema.
Além de Itaipu, a mesma tecnologia já ilumina monumentos como o Empire State Building, a Catedral de Notre Dame, o Estádio do Maracanã e o Jardim Botânico de Curitiba.








