As obras de construção da estrada de acesso à futura ponte internacional que ligará o Paraguai e o Brasil pelo Corredor Rodoviário Bioceânico começarão em aproximadamente dois meses, segundo o engenheiro Félix Zelaya, assessor técnico da Unidade Executiva do Projeto de Defesa Costeira e Pontes do Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC).
Obras de acesso
“Estamos atualmente na intersecção do que será a via de acesso à ponte com a Rodovia PY15. Este ponto inclui uma conexão estratégica de 3,8 quilômetros que se conectará diretamente à Ponte Carmelo Peralta–Puerto Murtinho”, explicou Zelaya durante uma visita técnica à área.
Ele explicou que o projeto inclui um cruzamento complexo, projetado para acomodar todos os desvios necessários entre Carmelo Peralta, a Rota PY15 e a ponte internacional. “Essa infraestrutura facilitará o tráfego local e internacional, consolidando um polo fundamental para a logística regional”, afirmou.
O contrato estabelece o prazo de 12 meses para a execução das obras, que serão executadas pelo Consórcio Vial de Integración, formado pela Tecnoedil SA Constructora e LT SA.
Exportação
A ponte está sendo construída com recursos da Itaipu Binacional da margem paraguaia, está 80% concluída e é uma obra fundamental para o Brasil ter acesso aos portos chilenos do Oceano Pacífico.
Segundo informação do jornal Gazeta do Povo, publicada ontem, 27 de julho, “a exportação de carne bovina do Mato Grosso do Sul ao Chile pode triplicar com a conclusão da ponte binacional sobre o rio Paraguai, trecho que integra o projeto da rota bioceânica”.
A estimativa é do setor frigorífico, que aposta na nova ligação terrestre para reduzir o tempo e os custos logístico com o comércio internacional.












