Vários policiais de alta patente da Polícia Nacional do Paraguai, que almejam cargos mais altos na corporação, já estão passando, desde segunda-feira (25), pelo teste do polígrafo, mais conhecido como “detector de mentiras”, para poderem ser promovidos.
Segundo as autoridades paraguaias, “esta disposição visa garantir maior transparência dentro da instituição, ao detectar possíveis ligações com fatos relacionados à corrupção, tráfico de drogas ou outros crimes”.
O procedimento faz parte de um processo de avaliação mais abrangente que, além do polígrafo, incluirá análise financeira, psicológica e profissional.
Desta forma, as futuras promoções deixarão de depender apenas da antiguidade ou da pontuação interna, mas também da “limpeza” no currículo de cada uniforme.
Os policiais que passarem com sucesso no teste do polígrafo serão elegíveis para continuar o processo de promoção e, eventualmente, ocupar cargos de chefia na instituição.
“Os cidadãos precisam voltar a confiar na sua Polícia Nacional. Esta é uma medida concreta para avançar nessa direção”, afirmaram fontes do alto escalão do Ministério do Interior.
Com informações do La Clave
