Crescimento do PIB do Paraguai pode ser o dobro do brasileiro em 2025

As informações foram divulgadas nesta quarta-feira pelo BC do Paraguai

Foto ilustrativa: Ministério de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai

Deste lado da Ponte da Amizade, o Banco Central (BC) do Brasil reduziu a estimativa de crescimento do PIB do país de 2,1% para 1,9% em 2025, no fim de março, segundo a Agência Brasil.

Já do outro lado da Ponte da Amizade, o Banco Central do Paraguai (BCP) elevou, nesta quarta-feira (16), sua projeção de crescimento do PIB  de 2025 de 3,8% para 4%, impulsionado por melhorias nos setores de serviços, construção e pecuária.

O indicador de atividade econômica cresceu mais rápido do que o inicialmente previsto, de acordo com o Relatório de Política Monetária de março de 2025.

O maior crescimento econômico provavelmente é explicado principalmente pelo setor de serviços, cuja previsão foi revisada para cima de 3,4% para 4,0%. Intermediação financeira, serviços domésticos, restaurantes e hotéis são as principais atividades.

No setor da construção, o crescimento foi ajustado de 4,3% para 4,9%, consistente com o aumento da execução de obras públicas e privadas.

Em relação ao setor primário, o setor agrícola viu seu crescimento ajustado para baixo: de uma estimativa inicial de 2% para 0,6%, dada a menor produção de soja, principal commodity de exportação.

Já a pecuária deverá apresentar crescimento mais forte, atingindo 2,3% (0,3% em dezembro de 2024), em linha com a dinâmica positiva da demanda externa.

Sair da versão mobile