Não VIU?

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Não VIU?
Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados

PF deflagra operação contra caça de animais no Parque Nacional do Iguaçu

Com apoio do ICMBio e da PM, Operação revelação 2 cumpre 6 mandados de busca em Capanema/PR e Nova Prata do Iguaçu/PR

Por Vinícius Ferreira
19 dezembro, 2025
| 2 minutos de leitura |
Foto a operação: divulgação

Foto a operação: divulgação

CompartilharTwitterMandar pro ZapEnvie no TelegramLinkedin

A Polícia Federal deflagrou, na manhã de quinta-feira (18/12), a Operação Revelação 2, que visa desarticular um grupo criminoso especializado na caça ilegal e na pesca predatória no interior da unidade de conservação, dando sequência a investigações que já identificaram a utilização de logística estruturada para o cometimento dos delitos.

Com apoio de servidores do Instituto Chico Mendes (ICMBio) e da Polícia Militar Ambiental do Paraná, foram dados cumprimentos a 6 mandados de busca e apreensão nos municípios de Nova Prata do Iguaçu e Capanema, na região oeste do Paraná, como parte de uma operação contínua de combate a crimes ambientais no Parque Nacional do Iguaçu.

Notícias Relacionadas

Presidente da Câmara de Foz anuncia medidas para evitar novos vetos de Silva e Luna

É guerra? Silva e Luna veta cinco projetos de Lei aprovados pelos vereadores de Foz

Ceasas do Paraná anunciam datas de funcionamento no período de Carnaval

As investigações apontam que os envolvidos utilizam embarcações para atravessar o Rio Iguaçu e acessar áreas restritas da mata, onde instalam estruturas conhecidas como cevas, saleiros e jiraus para atrair e abater animais da fauna silvestre, como pacas, catetos e veados-mateiros.

Além da caça, o grupo é investigado pela pesca de espécies ameaçadas de extinção, como o Surubim-do-Iguaçu, em local de proteção integral onde a atividade é proibida. Há também indícios de que uma onça foi atingida por um disparo dentro do Parque durante as atividades da associação criminosa em tela.

Elementos colhidos anteriormente, incluindo a análise de dados telemáticos e apreensões de armamentos e munições, demonstraram que os suspeitos agem de forma profissional e reiterada, chegando a monitorar as atividades de fiscalização policial e do ICMBio para evitar flagrantes.

A operação de hoje busca apreender novas armas de fogo, apetrechos de caça e pesca, carcaças de animais e dispositivos eletrônicos que possam corroborar a autoria e a materialidade dos crimes investigados, os quais incluem formação de associação criminosa, caça ilegal, pesca proibida e tráfico de armas e munições.

Além da execução dos mandados de busca e apreensão, foram cumpridos medidas de restrição de liberdade com a aplicação de tornozeleira eletrônica em três indivíduos, conforme determinação judicial.

Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, um dos alvos foi preso em flagrante após a tentativa de esconder armas e munições embaixo do local onde funciona uma rinha de galos em Capanema/PR.

A prisão em flagrante foi embasada pela prática dos crimes descritos no artigo 14 da Lei n.º 10.826/2003 (posse de armas e munições ilegais) e artigo 32 da Lei 9605/98 (Crimes Ambientais), maus tratos aos 31 galos-de-briga encontrados, além de esporas de aço para as lutas.

Além da prisão em flagrante, também foi aplicada, pela Polícia Militar Ambiental do Paraná, multa administrativa no valor de R$ 93 mil por maus-tratos à fauna, reforçando a responsabilização dos envolvidos nas esferas penal e administrativa.

As investigações continuam para apurar os materiais colhidos na deflagração e o envolvimento de terceiros.

Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR – CS/PF/Foz

Tags: Últimas Notícias
CompartilharTweetarEnviarCompartilharCompartilhar

Relacionados +Conteúdos

Foto: divulgação
Notícia

Presidente da Câmara de Foz anuncia medidas para evitar novos vetos de Silva e Luna

3 fevereiro, 2026
1
Foto ilustrativa: CMFI
Notícia

É guerra? Silva e Luna veta cinco projetos de Lei aprovados pelos vereadores de Foz

2 fevereiro, 2026
1
Foto: Ceasa divulgação
Notícia

Ceasas do Paraná anunciam datas de funcionamento no período de Carnaval

2 fevereiro, 2026
2
Deixar comentário

Notícias recomendadas

  • Notícia
Foto: `Pixabay

Preparem os bolsos para pagar a conta do ar-condicionado

2 fevereiro, 2026
1
Com fim do fenômeno La Niña, fevereiro terá tempo abafado e chuvas de verão no Paraná
Foto: Arnaldo Neto/AEN

Saiba o que o Simepar prevê para fevereiro no Paraná

30 janeiro, 2026
1
Foto: Detran

Detran do Paraná muda exame da CNH e encerra teste que reprovava 50%

29 janeiro, 2026
1
Foto: Agência IP

Preço da carne leva o Paraguai a investigar sete frigoríficos por possível cartel

2 fevereiro, 2026
1
Ciudad del Este, no Paraguai. Foto: divulgação

Amanhã, é dia de comemoração dupla em Ciudad del Este

2 fevereiro, 2026
1

Notícias Populares

  • Ponte Tancredo Neves, que liga Foz a Puerto Iguazú. Foto: divulgação/PMFI

    Chuva à tarde

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Odontologia da UDC oferece formação sólida com foco na prática profissional

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Ônibus de turismo já utilizam a Ponte da Integração entre o Paraguai e o Brasil

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Prefeitura de Ciudad del Este faz campanha contra esmolas

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Ceasas do Paraná anunciam datas de funcionamento no período de Carnaval

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
Não viu?

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais

Fale Conosco via: E-mail - naoviu.com.br@gmail.com ou Whatsapp - (45) 99963-1755

  • Aviso Legal
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Newsletter
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem somos

Redes Sociais

Bem vindo de volta!

Entrar

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar Nova Lista de reprodução

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Últimas Notícias

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais