O Governo do Paraná está finalizando os preparativos para um dos momentos mais importantes da implantação do Centre Pompidou Paraná, o primeiro satélite do renomado museu francês nas Américas.
Entre os dias 04 e 06 de setembro, Foz do Iguaçu vai sediar uma programação especial que une oficinas, palestras e encontros com a comunidade em um pavilhão temporário que já está sendo montado no terreno onde será construído o museu, na Avenida das Cataratas, em frente ao Centro de Convenções.
O espaço foi pensado como um ambiente de agregação e ativação do museu, antecipando a convivência e a troca que marcarão a futura instituição cultural.
Além de atividades abertas à comunidade, o grande destaque será a apresentação oficial do projeto arquitetônico final do Centre Pompidou Paraná, assinado pelo arquiteto paraguaio Solano Benítez, referência internacional no campo.
A previsão é de que a construção do museu comece no primeiro semestre de 2026, mas as ações já sinalizam o compromisso de fazer do processo algo coletivo e integrado ao território.
Com investimento estimado em cerca de R$ 200 milhões por parte do Governo do Estado, o museu será construído em um terreno cedido pela CCR Aeroportos, ao lado do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.
A previsão é publicar a licitação de obras ainda neste ano e a inauguração deve ocorrer em 2027.
