Não VIU?

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Não VIU?
Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Patrícia e Capy te esperam nesta quarta, nas Livrarias Curitiba do Catuaí

Por Vinícius Ferreira
28 novembro, 2017
| 4 minutos de leitura |
CompartilharTwitterMandar pro ZapEnvie no TelegramLinkedin
El Gran Capy na piaui, em 2010. A reportagem virou um livro.

É nesta quarta, 29, a partir das 18h30, nas Livrarias Curitiba do Shopping Catuaí Palladium. Patrícia Iunovich faz finalmente o lançamento oficial de seu já aclamado livro “El Gran Capy”.

Ela convida os amigos. Se você é amigo dela, vá. Primeiro, porque estará prestigiando uma das melhores jornalistas deste Paraná.

Notícias Relacionadas

Alteração de tráfego no acesso ao aeroporto de Foz do Iguaçu

Itaipu abre processo seletivo para químico ou engenheiro químico

Só as Ceasas de Foz e Cascavel abrirão no dia 2 de janeiro

Segundo, porque você fará parte da história de um livro que logo será best-seller e, daqui a mais poucos anos, virará um filme arrasa-quarteirão. E é bom acompanhar o nascimento do sucesso!

Exagero? Espere pra ler. Você vai se divertir e, certamente, já vai imaginar aqueles cenas com alguns bons atores interpretando o papel de Capy, de Dora, de Príncipe Nino e das crianças, Patrícia e os irmãos Jarvas e Jader.

É pura ação. Tem aventura, perigo, suspense. Tem drama, muito drama. Mas também tem humor e tem os sonhos daquela menina que viajava longe com a imaginação para fugir das agruras da difícil vida de um parque ou dos percalços enfrentados por mãe e filhos às vezes esquecidos pelo pai-herói.

É até difícil imaginar que a menina do parque faria uma universidade, se tornaria jornalista e teria todo este talento para contar a própria história e a da família.

Quer mais detalhes? Leia o press-release que foi distribuído aos jornalistas:

“El Gran Capy” será lançado nesta quarta-feira, em Foz do Iguaçu

O lançamento do livro de Patrícia Iunovich será na Livraria Curitiba, no Shopping Catuaí Palladium. Em dezembro, será Livraria do Chain, em Curitiba


A jornalista Patrícia Iunovich recebe nesta quarta-feira, 29, os amigos para uma noite de autógrafos de seu livro “El Gran Capy”. Será a partir das 18h30, na Livrarias Curitiba do Shopping Catuaí Palladium, em Foz do Iguaçu. Haverá também performances circenses e um pequeno coquetel.

O jornalista, editor e dono da Geração Editorial, Luiz Fernando Emediato, autor também do premiadíssimo filme “O Outro Lado do Paraíso”, estará entre os convidados. No dia 9 de dezembro, o lançamento será em Curitiba, na Livraria do Chain, onde os livros já estão à venda. Quem quiser, também pode adquirir “El Gran Capy” nas livrarias on line da Folha de S. Paulo e da Amazon.

O livro é a biografia sem meias palavras ou meias verdades de um piloto ousado, talvez o mais hábil e arrojado acrobata sobre duas rodas que o mundo já conheceu. A história é contada por sua filha, a jornalista Patrícia Iunovich, a eterna “menina do parque”, que viveu durante muitos anos a vida cigana daqueles que vão de cidade em cidade apresentar os espetáculos de parque e de circo.

Antônio Francisco Iunovich, “El Gran Capy”, passou seus últimos anos de vida em Foz do Iguaçu, onde tinha um pequeno lava-jato, longe dos tempos de glória e do dinheiro fácil, quando vivia cercado de carrões, motos e mulheres, não importa em qual ordem. Entre os anos 1960 e 1990, apresentou-se no Globo da Morte e na Muralha da Morte, em circos e parques do Brasil e do Uruguai, e tornou-se ídolo para milhares de fãs.

O Globo da Morte quase todo mundo conhece. Exige coragem e perícia. Mas, para Capy, representava só um “aperitivo” para quem se atreve a pilotar a 100 km por hora na Muralha da Morte, um paredão de madeira em forma de cilindro. Ali, os acrobatas sobem até chegar pertinho do público, a sete metros de altura, executando proezas de tirar o fôlego da plateia.

Patrícia lembra os tempos de glória de Capy e entremeia suas lembranças do pai com as de uma vida que poucos conhecem: a de constantes andanças país afora, num trailer que era a casa da família, sem conforto, trocando de escola a cada cidade em que o parque se instalava, sendo sempre “a menina do parque” para as professoras e os novos colegas de turma.

Para uma criança, às vezes era muito divertido ter “um parque no quintal de casa”, ou do trailer, e há também histórias engraçadas daqueles tempos. Mas há também o relato das muitas dificuldades que a mãe e os irmãos enfrentaram, enquanto o pai brilhava com seus trajes sob medida e motos cuidadosamente preparadas para os espetáculos.

O livro mostra a relação difícil de Capy com a família, mas também como era um homem fascinante, atrevido, alternando-se entre o bom humor e uma ira que o levava a desafiar às vezes um bar inteiro para uma briga. Sabia também ser carinhoso com a filha, e disso ela jamais vai esquecer.

Mas é nas apresentações, sozinho ou em dupla, que Patrícia mostra o quanto seu pai conhecia do ofício. Argentino que um dia deserdou do Exército daquele país para se aventurar em circos e parques, Capy era o herói personalizado para um público ávido por emoções fortes. E nunca decepcionou, mesmo que às vezes às custas de quedas que o levaram ao hospital, deixando cicatrizes que carregou vida afora.

É a história deste homem que Patrícia Iunovich conta, com uma linguagem jornalística, mas sem abrir mão de adjetivos, como a própria vida de Capy e dela mesma. No livro, afloram elogios ao pai herói, mas ela nunca deixa de mostrar que, por trás da vida de glória, dinheiro e mulheres, havia uma família – a mãe, ela e os dois irmãos – que muitas vezes passou carências, de amor e de cuidados.

A autora
Patrícia Iunovich é jornalista e está radicada em Foz do Iguaçu há 25 anos. “El Gran Capy”, seu primeiro livro, nasceu quando o pai morreu, no último dia de 2009. O livro é uma catarse, uma forma de ela mostrar seu amor pelo pai, que viveu anos de glória e morreu esquecido na periferia de Foz do Iguaçu.

Tags: Cultura
CompartilharTweetarEnviarCompartilharCompartilhar

Relacionados +Conteúdos

Notícia

Atenção, artistas de Foz e região: PTI é autorizado a captar R$ 10,5 milhões através da Lei Rouanet

21 janeiro, 2019
125
Notícia

Unila: começou hoje (06) o 1º Festival Latino-Americano de Música. Vejam a programação!

6 dezembro, 2018
168
Notícia

A Câmara de Vereadores de Foz deve fazer uma “gauchada” – e das grandes!

3 dezembro, 2018
530
Deixar comentário

Notícias recomendadas

  • Notícia
Foto: Pixabay

Vem aí o Profimed, o Revalida para médicos formados no Brasil

4 dezembro, 2025
2
Ilustração: divulgação

Paraguai reduz os preços dos combustíveis

1 dezembro, 2025
1
Foto: divulgação

Veja quanto o Foztrans vai cobrar para guinchar veículos

3 dezembro, 2025
1

Atenção motoristas! Tem obras em andamento hoje em Foz

1 dezembro, 2025
1
Foto ilustrativa: Pixabay

Itaipu abre processo seletivo para químico ou engenheiro químico

4 dezembro, 2025
2

Notícias Populares

  • Avenida Pedro Basso, considerada uma das mais bonitas de Foz. Foto: Foz Destino do Mundo/Divulgação

    Avenida mais bonita de Foz será palco de Festival da Cerveja

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Bangue-bangue em avenida do centro de Foz

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Só calor pela frente

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Projeto de Lei em Foz quer facilitar retorno de moradores de rua aos municípios de origem

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Saiba o que funcionará no recesso de fim de ano na Prefeitura de Foz

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
Não viu?

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais

Fale Conosco via: E-mail - naoviu.com.br@gmail.com ou Whatsapp - (45) 99963-1755

  • Aviso Legal
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Newsletter
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem somos

Redes Sociais

Bem vindo de volta!

Entrar

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar Nova Lista de reprodução

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Últimas Notícias

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais