Foi realizada na tarde desta segunda-feira, 07, uma visita técnica oficial à Ponte Internacional da Amizade por membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). O objetivo foi analisar os desafios e oportunidades para a criação de um corredor turístico na fronteira, que visa facilitar a travessia de turistas entre Brasil e Paraguai.
O trabalho é uma parceria entre o Comtur e a Receita Federal, somando-se a outras instituições estratégicas, como a Secretaria Municipal de Turismo, Polícia Federal e demais representantes da sociedade civil organizada.
Na ocasião, foi feita uma avaliação conjunta da infraestrutura da aduana e da ponte, com foco na viabilidade do corredor turístico.
A visita marcou o início das atividades do Grupo de Trabalho de Mobilidade e Meio Ambiente do Conselho. O propósito principal é tornar a experiência de entrada em Foz do Iguaçu mais eficiente, acolhedora e conectada com os princípios de um Destino Turístico Inteligente (DTI).
“Inicialmente, táxis e vans de turismo, que forem cadastrados, terão um acesso diferenciado pela Ponte da Amizade e será, a princípio, somente no sentido Paraguai-Brasil, e, posteriormente, será no sentido Brasil-Paraguai”, disse o chefe da Divisão de Conferência de Bagagem (DIBAG) da Receita Federal
Táxis e vans cadastrados – Para o chefe da Divisão de Conferência de Bagagem (DIBAG) da Receita Federal do Brasil em Foz do Iguaçu, Daniel Messias Linck, “no âmbito do Programa Aduana Cidadã, a Receita Federal possui diversos projetos que estão sendo construídos junto com a comunidade; um deles está sendo desenvolvido junto com o Comtur, para criação de um corredor turístico na Ponte da Amizade.”
Explicou que, “inicialmente, táxis e vans de turismo, que forem cadastrados, terão um acesso diferenciado pela Ponte da Amizade e será, a princípio, somente no sentido Paraguai-Brasil, e, posteriormente, será no sentido Brasil-Paraguai”.
O chefe da DIBAG explicou que será dado um curso também para todos os motoristas e guias de turismo dessas empresas, que terão todas as informações necessárias sobre compras no Paraguai, cotas, produtos que podem ou não ser comprados, e que esses profissionais poderão repassar esse conhecimento aos turistas. “Isso trará uma segurança muito maior aos visitantes e será um importante passo para desenvolvermos e fomentarmos o turismo na cidade”, finalizou.
Polícia Federal
O agente Lucio Simioni Zaparoli, coordenador do Núcleo de Migração da Polícia Federal em Foz do Iguaçu e das Pontes da Amizade, Tancredo Neves e da Integração, também estava presente no encontro.
Considerou positiva a visita técnica. Disse que já esteve reunido com o presidente do Comtur no início do ano, juntamente com o delegado Jackson Roberto Barros Cerqueira Filho e entende que a criação desse corredor é um facilitador, tanto para o turista quanto para os organismos de turismo e para os órgãos públicos de fiscalização.
O coordenador Zaparoli afirmou “que está muito esperançoso pelas parcerias que estão sendo realizadas e que é o início de um trabalho que tem tudo para dar certo”, complementou.
Com informações do Comtur