Não VIU?
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Não VIU?
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Parque Nacional do Iguaçu envolveu a comunidade na Semana Mundial do Meio Ambiente

Moradores das cidades vizinhas ao parque receberam atividades especiais entre os dias 3 e 9 de junho

Por Vinícius Ferreira
20 junho, 2024
| 3 minutos de leitura |
Em Capanema, mais de 250 mudas de espécies nativas foram plantadas nos balneários Kau e Terra Iguassu. Foto: Urbia Cataratas

Em Capanema, mais de 250 mudas de espécies nativas foram plantadas nos balneários Kau e Terra Iguassu. Foto: Urbia Cataratas

CompartilharTwitterMandar pro ZapEnvie no TelegramLinkedin

O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as maravilhosas Cataratas do Iguaçu, celebrou a Semana Mundial do Meio Ambiente com ações nos municípios de Foz do Iguaçu, Céu Azul e Capanema. Organizadas pela Urbia Cataratas, concessionária responsável pela visitação turística no parque, em parceria com o ICMBio, as atividades incluíram educação ambiental, reabertura de caminhos, plantio de mudas, feirinha de produtores locais e muito mais.

Educação Ambiental – Aproximadamente 270 alunos e professores, de diversas instituições de ensino do Brasil, foram atendidos pelas equipes do Parque Nacional do Iguaçu e da Urbia Cataratas, abordando temas sobre sustentabilidade e a importância das Unidades de Conservação. As atividades de educação ambiental aconteceram nas cidades de Foz do Iguaçu e Céu Azul.

Notícias Relacionadas

“Meliante” no Parque Nacional do Iguaçu furta material de pesquisa

Day Medical Center consolida novo conceito de hub de saúde na Região Trinacional

Olha quem está ajudando a combater a dengue em Foz

Reabertura de caminhos – Na quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, no polo Cataratas, foram reabertos os caminhos do Poço Preto e das Bananeiras. As novas opções de passeio para os visitantes das Cataratas do Iguaçu, são perfeitas para atividades de caminhada e intepretação ambiental, e já estão incluídas no ingresso tradicional de entrada. Ao final de ambos os percursos, a chegada é no Rio Iguaçu, antes da formação das Cataratas do Iguaçu.

Segundo Marcelo Skaf, diretor-técnico da Urbia Cataratas, “Encontrar espaços para caminhar e uma interação com a natureza é o que se espera de um parque nacional, é essencial. Daqui para frente, queremos ter um parque mais interativo, com trilhas abertas, com as pessoas conhecendo de verdade o Parque Nacional do Iguaçu, para além do que as Cataratas entregam”.

Atividades recreativas – No dia 8 de junho (sábado), o município de Céu Azul foi palco de diversas atividades para os moradores. O polo Rio Azul contou com oficina de pintura, show circense e peças teatrais. Além das ações recreativas, a programação também teve feirinha de produtores locais, apresentação do livro “Circo sem animal é muito mais legal” e atividades de conscientização ambiental com o Projeto Onças do Iguaçu.

De acordo com o André Franzini, gerente de Sustentabilidade da concessionária, “a Semana Mundial do Meio Ambiente foi uma excelente oportunidade de envolvimento da comunidade do entorno com a exuberância do Parque Nacional do Iguaçu, além de fortalecer a sensação de pertencimento dessas comunidades, contribui para a proteção da Unidade de Conservação. Durante essa semana, foram realizadas atividades educativas em diversos polos do parque, que fortaleceram o engajamento entre a Urbia Cataratas, o ICMBio, a comunidade local e os visitantes para a proteção da biodiversidade e conservação do parque, que é um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica do país”.

Final de semana em Capanema – As ações de preservação e conscientização na cidade de Capanema foram realizadas no sábado e no domingo, dias 8 e 9 de junho. Mais de 250 mudas de espécies nativas foram plantadas nos balneários Kau e Terra Iguassu, com a presença de 60 crianças de escolas e instituições da região. Também foram realizadas visitas guiadas na Trilha da Taquara, onde as crianças puderam interagir com a rica biodiversidade do parque.

Para Munir José Calaça, diretor-presidente da Urbia Cataratas, programações como essas inspiram atitudes de preservação. “Durante esses dias, tivemos a oportunidade de refletir sobre a importância da conservação ambiental e de fortalecer nosso compromisso com a harmonia entre o homem e a natureza. Cada passo que damos nessas trilhas é um compromisso com a conservação, com a pesquisa científica e com a educação ambiental. Que nossas ações continuem a ecoar, como as águas das Cataratas, inspirando hábitos saudáveis e conscientes.”

Todas as atividades realizadas durante a Semana Mundial do Meio Ambiente tiveram como objetivo aproximar a comunidade local do Parque Nacional do Iguaçu, além de informar sobre a importância da conservação ambiental. Os municípios vizinhos ao parque incluem Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Serranópolis do Iguaçu, Matelândia, Ramilândia, Céu Azul, Vera Cruz do Oeste, Santa Tereza do Oeste, Lindoeste, Santa Lúcia, Capitão Leônidas Marques e Capanema.

Mais informações
contato@catarataspni.com.br
www.cataratasdoiguacu.com.br

Tags: Na terra das Cataratas e da Itaipu
CompartilharTweetarEnviarCompartilharCompartilhar
Faça parte da Comunidade
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp.
Entrar na Comunidade

Relacionados +Conteúdos

Foto: PMFI
Na Terra das Cataratas e da Itaipu

Olha quem está ajudando a combater a dengue em Foz

25 setembro, 2026
1
Foto: divulgação
Na Terra das Cataratas e da Itaipu

Do chão da rua ao trabalho na Prefeitura: a virada na vida de Paulo em Foz

21 setembro, 2026
1
Foto: divulgação/Azul
Na Terra das Cataratas e da Itaipu

Confira os destinos dos 106 voos extras previstos para Foz no verão

16 setembro, 2026
2
Deixar comentário

Notícias recomendadas

  • Notícia
Foto: captura de tela/PMFI

Viu um buraco na rua? Silva e Luna quer ajuda da população para identificar os problemas

19 outubro, 2026
1
Foto: divulgação/MIC

Grupo brasileiro investe US$ 50 milhões em fábrica no Paraguai

14 outubro, 2026
1
Foto: divulgação

O que o enviado de Trump vem negociar no Paraguai?

16 outubro, 2026
1
Foto: Rubens Fraulini/IB

Nove casas da Vila A são arrematadas em leilão da Itaipu

14 outubro, 2026
1
Foto: PMPR

Tem drone no Paraná? Nova tecnologia pode tirar o controle das suas mãos

16 outubro, 2026
2

Notícias Populares

  • Prefeitura de Foz aumenta pagamentos por serviços de reparos; veja os valores por hora

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • “Fim de Pista” para grupo especializado em furtar Toyota Hilux em Foz

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Tem drone no Paraná? Nova tecnologia pode tirar o controle das suas mãos

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Veja quais produtos dispararam nas vendas no Paraná em 2026

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • VESTIBULAR UDC É AMANHÃ: INSCRIÇÕES ENCERRAM HOJE ÀS 18H

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
Não viu?

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais

Fale Conosco via: E-mail - naoviu.com.br@gmail.com ou Whatsapp - (45) 99963-1755

  • Aviso Legal
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Newsletter
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem somos

Redes Sociais

Bem vindo de volta!

Entrar

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar Nova Lista de reprodução

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Tríplice Fronteira
  • Foz do Iguaçu
  • Na Terra das Cataratas e da Itaipu
  • É bom saber!
  • Crônica

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais