O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e o Ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Rubén Ramírez, assinaram nesta semana, em Washington, D.C., um Acordo sobre o Estatuto das Forças (SOFA). O principal objetivo é fortalecer a cooperação bilateral no combate ao crime organizado transnacional, considerado uma das maiores ameaças à segurança regional.
O acordo define o estatuto jurídico, os direitos e os privilégios do pessoal militar norte-americano, agentes de segurança e contratados do governo dos EUA que venham a atuar no Paraguai.
A medida busca garantir segurança jurídica e agilidade nas operações conjuntas entre os dois países.
Durante a cerimônia de assinatura, Marco Rubio destacou que o SOFA respeita plenamente a soberania paraguaia, ao mesmo tempo em que cria condições para uma cooperação mais eficaz. Segundo ele, o acordo permitirá treinamentos conjuntos, troca rápida de informações estratégicas e resposta coordenada a emergências humanitárias.
“Este acordo cria as bases para trabalhar juntos de forma direta e eficiente contra organizações criminosas transnacionais”, afirmou o secretário de Estado dos EUA.
O texto do acordo também inclui contratados do governo norte-americano, ampliando as possibilidades de cooperação não apenas na área de segurança, mas também em nível econômico. Rubio ressaltou o potencial do Paraguai para atrair investimentos e parcerias com empresas e interesses americanos.
Por sua vez, o chanceler paraguaio Rubén Ramírez reafirmou o compromisso do governo do presidente Santiago Peña em aprofundar a relação estratégica com os Estados Unidos. Ele destacou ações conjuntas no combate ao narcotráfico, tráfico de pessoas, crime organizado e corrupção, temas prioritários para ambos os países.










