O Paraguai assinou na terça-feira, 03 de fevereiro, um novo acordo de cooperação com os Estados Unidos voltado ao reforço da segurança e do controle nas fronteiras — obviamente, com destaque para as regiões que fazem fronteira com o Brasil.
O entendimento foi firmado durante uma reunião no Pentágono entre o ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Rubén Ramírez Lezcano, e o subsecretário de Guerra dos EUA para Assuntos de Segurança do Hemisfério Ocidental, Joseph Humire.
No encontro, as autoridades assinaram uma Declaração de Intenções que reafirma a parceria entre os dois países na área de segurança e defesa, baseada no compromisso com a paz, soberania e estabilidade no Hemisfério Ocidental.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Paraguai, o documento também reforça a intenção de expandir a cooperação bilateral, reconhecendo uma responsabilidade compartilhada no combate a ameaças transnacionais.
Entre os principais pontos do acordo estão ações conjuntas em:
-
segurança e vigilância de fronteiras;
-
combate ao narcoterrorismo;
-
enfrentamento ao tráfico de drogas e crime organizado.
O tema ganha peso especialmente por envolver regiões estratégicas na fronteira paraguaia, onde o fluxo de mercadorias, pessoas e rotas do narcotráfico é monitorado de perto por autoridades dos dois países.
