Paraguai considera o caso da espionagem Abin encerrado

Com isso, as negociações sobre o Anexo C do Tratado de Itaipu serão retomadas em dezembro

Foto: Agência IP

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, apresentou ao seu correspondente paraguaio, Rubén Ramírez Lezcano, esclarecimentos e um relatório confidencial sobre operações de inteligência realizadas entre 2022 e 2023.

Com isso, o Paraguai considera o caso encerrado, e ambos os países concordaram em retomar as negociações sobre o Anexo C da Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu em dezembro deste ano.

Segundo o comunicado conjunto dos ministros das Relações Exteriores, após a reunião realizada no Ministério das Relações Exteriores, o Ministro Vieira entregou um relatório confidencial e prestou os esclarecimentos solicitados pelo Governo do Paraguai a respeito das ações da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) contra o Paraguai, entre junho de 2022 e março de 2023.

Ao dar esse passo, exigido pelo Paraguai, ambos os ministros das Relações Exteriores concordaram em retomar, na primeira quinzena de dezembro de 2025, as negociações sobre a revisão do Anexo C do Tratado de Itaipu, com base no Entendimento bilateral de abril de 2024.

Além disso, os ministros das Relações Exteriores discutiram possíveis datas para as visitas dos presidentes do Paraguai e do Brasil, respectivamente, durante as quais avançarão as discussões para elevar o nível das relações bilaterais.

Com informações da Agência IP

Sair da versão mobile