O governo Paraguai informa o seguinte:
“Instituições nacionais, com competência em matéria de segurança e controle, adotaram medidas extraordinárias de prevenção e vigilância em toda a faixa fronteiriça leste do país, desde as primeiras horas da quarta-feira, informou o Conselho Nacional de Defesa (CODENA), em comunicado.
Isso ocorre após um alerta emitido pelo Comando Tripartite da tríplice fronteira na noite de terça-feira, dia 28, referente à possível entrada de membros da facção criminosa “Comando Vermelho” no território de países vizinhos, em consequência da operação realizada em alguns bairros da zona norte da cidade do Rio de Janeiro, Brasil, em cumprimento a ordens judiciais daquele país.
Esse procedimento resultou em confrontos armados e na alegada fuga de pessoas com mandados de prisão que poderiam tentar entrar em território nacional.
Em resposta a essa situação, os controles de imigração e trânsito transfronteiriço foram reforçados, garantindo o estrito cumprimento das normas legais vigentes.
Em vista disso, o aumento do patrulhamento e da monitorização nas zonas fronteiriças, para prevenir qualquer entrada irregular, está a sendo implementado através da intensificação coordenada das operações de informações e da vigilância estratégica.
Da mesma forma, ações nacionais conjuntas e comunicação contínua com as autoridades da República Argentina e da República Federativa do Brasil, a fim de assegurar uma resposta coordenada e eficaz”.
