Não VIU?

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Não VIU?
Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Países devem se unir para produzir energia elétrica, diz Vianna

Por Vinícius Ferreira
9 novembro, 2017
| 2 minutos de leitura |
CompartilharTwitterMandar pro ZapEnvie no TelegramLinkedin
Vianna defende integração energética em palestra. Foto: Nilton Rolin\Itaipu Binacional

A união de países para produzir energia elétrica – a exemplo do que fizeram o Brasil e o Paraguai – é uma “alternativa viável para a geração com qualidade e baixo custo no atual contexto econômico”, segundo o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Luiz Fernando Leone Vianna. Para ele, isso é cada vez mais uma necessidade.

Vianna partiicpou na quarta-feira (8) da abertura do Seminário de Planejamento Econômico-Financeiro do Setor Elétrico), promovido pela Fundação Comitê de Gestão Empresarial (Coge). Itaipu é anfitriã do evento, que acontece no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e reúne, até sexta-feira (10), mais de 200 profissionais do setor elétrico brasileiro.

Notícias Relacionadas

Preparem-se! Temperatura em Foz deve despencar nesta semana, acompanhada de rajadas de vento

Confira os principais assuntos discutidos hoje (11) na Câmara de Foz do Iguaçu

Atenção, brasileiros que estudam no Paraguai! Projeto que simplifica revalidação de diploma do exterior é aprovado no Senado

O diretor citou dados que confirmam a importância da integração energética. A PSR (empresa especialista na consultoria de empresas de energia elétrica e gás natural) avalia que o Brasil poderia reduzir seus custos operativos em até R$ 8 bilhões se utilizasse plenamente as interconexões já existentes com a Argentina e o Uruguai.

Mas há alguns cuidados necessários. O tempo dos contratos, segundo Vianna, é um exemplo. Eles são perenes, atemporais e soberanos – têm mais poder que as próprias legislações dos países. “O Tratado de Itaipu, que pode ser utilizado como referência por outros países, não prevê separação. É um casamento que precisa dar certo”, comparou.

As diferenças podem ser um obstáculo – mas não intransponível. “A semelhança é um agente facilitador de integração, mas não imprescindível. Podem fazer parcerias de sucesso mesmo com realidades distintas”, explicou.

Diferenças

Para ilustrar, novamente a Itaipu surge como exemplo. “Brasil e Paraguai são bem diferentes”, lembrou o diretor. Em 1972, a população brasileira chegava a 100 milhões de pessoas; a paraguaia, a 2,6 milhões.  Hoje, são 206 milhões de brasileiros e 6,7 milhões de paraguaios.

Outra distinção está no consumo da eletricidade. Em 1972, o Brasil consumia 49.831 GWh e o Paraguai, 231 GWh. Vianna ressaltou que a diferença no consumo entre os dois também foi prevista no Tratado de Itaipu.

Como cada um é dono de 50% de tudo que a usina produz, o documento determina que o excedente deve ser vendido para o sócio. “O consumo do Paraguai tem aumentado e, por isso, sobra menos para o Brasil comprar. Hoje, o país vizinho já consome 14.188 GWh, 61 vezes mais que naquela época.”

Vianna também falou sobre o Anexo C do Tratado, que vence em 2023, quando Itaipu termina de pagar sua dívida com o Tesouro Nacional. “O preço da tarifa da Itaipu é com base no custo. Até lá, 62% do faturamento é para pagar a dívida”.

CompartilharTweetarEnviarCompartilharCompartilhar

Relacionados +Conteúdos

Forto: divulgação/IB
Notícia

Ponte da Integração será inaugurada nesta sexta (19)

17 dezembro, 2025
1
Foto: SEEC
Notícia

Confira o avanço do projeto da filial do Museu Pompidou em Foz

17 dezembro, 2025
1
Foto da operação: divulgação
É bom saber!

Enfim, receptadores de fios de cobre são alvo de operação no Paraná

17 dezembro, 2025
1
Deixar comentário

Notícias recomendadas

  • Notícia
Foto: PMFI

Pista de Pump Track Emílio Ruiz será inaugurada hoje (17)

17 dezembro, 2025
1
Foto ilustrativa: PMFI

Vem aí uma semana natalina que pode ser chuvosa

17 dezembro, 2025
2
Veja o trecho que será interditado. Ilustração: PMFI

Avenida JK terá interdição parcial amanhã

17 dezembro, 2025
2
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Mil veículos usam a Perimetral Leste de Foz em menos de 24 horas

12 dezembro, 2025
1
Foz do Iguaçu. Foto: PMFI

Conheça o perfil dos moradores de rua de Foz do Iguaçu

11 dezembro, 2025
1

Notícias Populares

  • Foto: Geraldo Bubniak/AEN

    Queda brusca de temperatura e muita chuva

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Ratinho Jr. inaugura acesso à Ponte da Integração

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Inauguração da Pista de Pump Track Emílio Ruiz foi adiada

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Conheçam os novos procuradores do Paraná

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Vem aí uma semana natalina que pode ser chuvosa

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
Não viu?

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais

Fale Conosco via: E-mail - naoviu.com.br@gmail.com ou Whatsapp - (45) 99963-1755

  • Aviso Legal
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Newsletter
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem somos

Redes Sociais

Bem vindo de volta!

Entrar

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar Nova Lista de reprodução

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Últimas Notícias

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais