A Secretaria Nacional Antidrogas e a Polícia Federal do Brasil lançaram uma nova edição da operação binacional “Nova Aliança”, que visa desmantelar bases logísticas e plantações de maconha no departamento de Amambay.
As forças táticas da Senad, com apoio de helicópteros da Força Aérea Paraguaia e da Polícia Federal Brasileira, permanecerão mobilizadas por pelo menos duas semanas para combater diretamente o crime organizado, sob a direção da promotora antidrogas Rosana Coronel.
A “Nueva Alianza” é considerada a maior operação antidrogas do mundo, devido ao volume de maconha eliminada em um curto período de tempo.
Baseia-se no princípio da responsabilidade compartilhada entre o Paraguai, como país produtor, e o Brasil, como principal mercado consumidor.
No primeiro dia, o contingente antidrogas realizou operações na área de Cerro Kuatia, no distrito de Capitán Bado, onde desmantelou 15 acampamentos de drogas, erradicou 33 hectares de plantações e destruiu 1.900 quilos de maconha picada.
Essas operações resultaram na eliminação de quase 100 toneladas de drogas, representando uma perda estimada de US$ 3 milhões no Paraguai e até US$ 15 milhões no Brasil.
Com informações da Agência IP
