Os governos do Paraguai e dos Estados Unidos destacaram a ampliação de sua parceria estratégica, que inclui o fortalecimento do comércio e dos investimentos, bem como ações conjuntas em segurança e combate a organizações criminosas na região, durante reuniões realizadas no âmbito da recente cúpula da ONU.
Durante a 80ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, o presidente Santiago Peña Nieto se encontrou com o presidente dos EUA, Donald Trump, enquanto outras reuniões foram realizadas entre altos representantes de ambos os governos.
“Destacamos a força das relações bilaterais entre o Paraguai e os Estados Unidos e o trabalho conjunto em segurança, defesa, tecnologia e desenvolvimento econômico. Fortalecer essa agenda comum é fundamental para construir um Paraguai mais seguro e próspero”, disse o Presidente Peña Nieto sobre essa parceria.
Por sua vez, o chanceler paraguaio, Rubén Ramírez Lezcano, manteve uma importante conversa com o subsecretário de Estado, Christopher Landau.
“Discutimos os próximos passos para fortalecer nossa cooperação em imigração, segurança e oportunidades de comércio e investimento”, relatou Landau após a reunião.
O subsecretário Landau também agradeceu ao Paraguai por sua liderança regional no enfrentamento da imigração ilegal, no combate a organizações criminosas e terroristas e na implantação de uma rede 5G com provedores confiáveis.
De acordo com um comunicado oficial do Departamento de Estado, autoridades de ambos os países reconheceram a expansão da parceria estratégica entre os Estados Unidos e o Paraguai e destacaram o significativo potencial econômico deste último para expandir parcerias nas áreas de energia, mineração e tecnologia.
