Olha o que a Itaipu deve construir no Paraguai

Binacional desenvolve novas propostas de turismo sustentável na Reserva Natural Tatí Yupí

O Labirinto Vegetal será composto por espécies nativas da Mata Atlântica do Alto Paraná (MAAPA). Ilustração: divulgação

A Reserva Natural Tatí Yupí, um dos principais pulmões verdes do Departamento de Alto Paraná, no Paraguai, conta com dois projetos que visam fortalecer a educação ambiental e o turismo sustentável na região: o Labirinto Vegetal e um jardim-mãe de plantas com espécies nativas.

Essas iniciativas são promovidas pela Diretoria de Coordenação da Itaipu Binacional, por meio da Superintendência de Gestão Ambiental, em conjunto com a Direção Geral do Paraguai, por meio de sua Assessoria de Turismo.

O Labirinto Vegetal será composto por espécies nativas da Mata Atlântica do Alto Paraná (MAAPA) e oferecerá aos visitantes um passeio interativo, com áreas de descanso e espaços interpretativos. O projeto pretende ser uma experiência lúdica e educativa que convide à reflexão sobre a importância da biodiversidade.

Paralelamente, o Projeto de Domesticação de Espécies Nativas com Valor Ornamental avança com a instalação de um jardim de plantas-mãe.

O objetivo é investigar as características e as necessidades de espécies com potencial ornamental, medicinal e artesanal, a fim de evitar a extração indiscriminada de espécimes silvestres e, assim, promover sua produção sustentável.

 

Sair da versão mobile