O paranaense Yago Dora é campeão da Liga Mundial de Surfe (WSL) pela primeira vez, título conquistado nesta terça-feira (2) em Cloudbreak, Fiji, ilha localizada no Pacífico Sul.
Aos 29 anos, ele venceu o norte-americano Griffin Colapinto na final masculina da categoria por 15.66 a 12.33, coroando o bom desempenho durante toda a temporada.
Curitibano radicado em Florianópolis, Yago iniciou a final com uma nota de 7,33 e, logo depois, somou uma nova nota de 8,33, enquanto que as melhores parciais do norte-americano foram 6,33 e 6,00, não tendo chances de ameaçar o título mundial do brasileiro.
Ele precisaria de uma nota superior a 9,00 para virar a disputa, o que não aconteceu, sagrando Yago campeão mundial.
Trajetória
Ele começou no surfe aos 11 anos influenciado pelo pai, Leandro Dora, que trabalhou com outros profissionais da modalidade.
Começou a se destacar em 2017, quando foi convidado a participar da etapa de Saquarema (RJ) da WSL. Naquela oportunidade, o paranaense superou nomes como Gabriel Medina e Mick Fanning e chegou à semifinal da competição.
Após esse cartão de entrada, o surfista curitibano no ano seguinte se garantiu na elite da WSL e passou a competir o circuito.
O título de campeão mundial já havia batido na trave para Yago. Em 2023, ele chegou às finais do WSL, mas terminou a competição em quinto lugar. Naquele ano, o título ficou com Filipe Toledo.
