Novela do acesso à Ponte da Integração no Paraguai tem uma novidade inédita no país

Primeira passagem elevada de fauna do Paraguai está quase pronta

Foto da primeira passagem elevada para a fauna do Paraguai. Foto: MOPC

A “novela” da liberação do acesso à Ponte da Integração, no Paraguai, ganhou um avanço importante — e inédito no país: a primeira passagem elevada de fauna está praticamente concluída no Corredor Metropolitano Leste (CMDE), obra considerada estratégica para conectar o tráfego de veículos entre Ciudad del Este e a nova ponte que liga o Paraguai ao Brasil.

A estrutura foi construída nas proximidades da ponte sobre o Rio Monday, um dos trechos do corredor que segue em ritmo lento e, segundo previsão, deve ser finalizado apenas no início de 2027, apesar de ser essencial para a abertura total do fluxo pelo CMDE.


Passagem elevada de fauna: primeira do gênero no Paraguai

A passagem elevada é a primeira estrutura desse tipo no Paraguai e foi projetada para permitir que animais silvestres atravessem a rodovia com segurança, reduzindo o risco de atropelamentos e evitando o bloqueio do deslocamento natural da fauna na região.

O equipamento integra um projeto rodoviário que busca unir mobilidade, logística e preservação ambiental, seguindo critérios modernos de sustentabilidade.


Corredor ecológico elevado com solo e vegetação

Diferente de uma passarela convencional, a estrutura funciona como um corredor ecológico elevado, com solo e vegetação, simulando o ambiente natural e permitindo que os animais utilizem o trajeto de forma segura e compatível com seu habitat.

À esquerda da foto a passarela elevada para a fauna e à direita a construção da Ponte sobre o Rio Monday, que só ficará pronta em 2027. Foto: divulgação
Sair da versão mobile