Pelas mãos de Milei, argentinos estão a um passo de entrar nos EUA sem visto

Argentina e Estados Unidos assinaram uma declaração de intenção de aderir ao Programa de Isenção de Visto

Evento para a assinatura da declaração na Casa Rosada. Foto: divulgação

Ontem, 28 de julho, a República Argentina e os Estados Unidos da América assinaram uma declaração de intenções para aderir ao Programa de Isenção de Visto.

A assinatura ocorreu durante a visita oficial à Argentina da secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem, que foi recebida na Casa Rosada pelo presidente Javier Milei, pela ministra Patricia Bullrich, da Segurança Nacional, e pelo ministro Gerardo Werthein, das Relações Exteriores, Comércio Internacional.

Esta autorização, baseada em uma série de requisitos simplificados, permitirá que cidadãos locais entrem no país para turismo ou negócios dentro de um período de 90 dias, por meio de um processo burocrático de isenção.

Após a aprovação e assinatura dos documentos, Alberto Föhrig, diretor de Cooperação Internacional da pasta de Bullrich, disse aos jornalistas que este é um programa excepcional que o governo dos EUA está concedendo à Argentina, em um contexto de grande controle sobre a imigração de outros países.

“Portanto, é um reconhecimento importantíssimo, em um momento em que o mundo enfrenta problemas de segurança gravíssimos. Isso demonstra a seriedade do sistema de segurança argentino”, afirmou Föhrig

Isso vem sendo negociado há algum tempo, alguns meses, com o devido cuidado, e o que foi assinado hoje é o início de uma carta de intenções por meio da qual será realizado um processo para garantir plenamente que os padrões de segurança sejam adequados para a implementação do programa, mas não há datas específicas”, concluiu.

Com informações do El Litoral

Sair da versão mobile