Não confunda o uiraçu, visto no Parque Nacional, com a harpia

Câmera do Projeto Onças do Iguaçu flagrou um uiraçu, pela primeira vez em vídeo, no Parque Nacional do Iguaçu

Imagem do Uiraçu captada pelas câmeras do Projeto Onças. Foto: divulgação

Pela primeira vez, um uiraçu (Morphnus guianensis) foi registrado em vídeo no Parque Nacional do Iguaçu.

Os registros da ave são raros, e esse é especialmente importante, porque ressalta a relevância do Patrimônio Mundial Natural como um santuário da biodiversidade e um ambiente conservado, já que a espécie habita áreas extensas e intactas.

Anteriormente, em 2022, houve um registro fotográfico por um observador de aves, publicado na revista científica Cotinga (n.º 47, 2025).

Na ocasião, o uiraçu foi observado predando um gambá, o que representou a primeira documentação desse comportamento alimentar para a espécie, que era considerada localmente extinta no Paraná desde 1964.

Confusão
Segundo o ornitólogo Willian Menq, do site Planeta Aves, o uiraçu (Morphnus guianensis), também chamado de gavião-real-falso ou uiraçu-falso, por conta da semelhança com a harpia, trata-se de uma ave que é naturalmente rara, com baixas densidades populacionais.

Tem comportamento muito discreto e arisco, não plana, não sobe em térmicas, raramente vocaliza e raramente aparece na borda da floresta, o que o torna muito difícil de ser encontrado pelas pessoas.

Veja abaixo as diferenças entre as duas espécies.

Ilustração: captura de vídeo do Planeta Aves
Sair da versão mobile