Não VIU?

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Não VIU?
Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Morre Rubens Nogueira, um ícone da Itaipu que recebeu as principais autoridades de quase todo mundo

“Ter fé é assinar uma folha em branco, e deixar que Deus escreva o que quer”, Sto.Agostinho

Por Vinícius Ferreira
16 julho, 2023
| 3 minutos de leitura |
Rubens Nogueira foi relações públicas da Itaipu desde a construção da usina. Foto: cortesia

Rubens Nogueira foi relações públicas da Itaipu desde a construção da usina. Foto: cortesia

CompartilharTwitterMandar pro ZapEnvie no TelegramLinkedin

Rubens Nogueira: uma vida dedicada a ler, escrever e ser sábio

*Por Maria Auxiliadora Alves dos Santos

O legado e a essência humana do jornalista, publicitário, relações públicas e escritor Rubens Nogueira, que morreu neste domingo (16), aos 95 anos, de causas naturais, sintetiza a elevada aspiração de Santo Agostinho.

Notícias Relacionadas

Alteração de tráfego no acesso ao aeroporto de Foz do Iguaçu

Itaipu abre processo seletivo para químico ou engenheiro químico

Só as Ceasas de Foz e Cascavel abrirão no dia 2 de janeiro

Familiares e amigos de Rubens testemunharam o sábio escritor das memórias de sua vida assinar, com fé e coragem, folhas em branco, aceitando assim a suprema vontade de Deus.

Por princípio e absoluta convicção, se permitiu viver de forma saudável, construtiva e solidária.

Sempre foi protagonista e jamais vitimista das circunstâncias da vida.

Não foi santo e nem herói, mas edificou seu castelo tirando duras e boas lições da vida. Pela garra e fé nada lhe faltou.

Com sábia lucidez e resignação tinha consciência de que tudo na vida era efêmero, por isso cultivou o bem e o bom humor, fazendo piada e poesia de sua solidão, sofrimentos, decepções e desafios, se reinventando enquanto pode.

Foi dessa forma que Rubens selou um concerto com a própria existência.

Afinal, quem é e o que fez este nobre cavalheiro da vida?

De formação cristã, presbiteriano, Rubens Nogueira nasceu em Sorocaba. Filho de Theodoro e Hortência Nogueira, casou-se por cinco vezes, teve três filhas e um filho, dez netos e cinco bisnetos.

Apesar da pouca convivência com a família, eternizou a história de seus ancestrais em um dos seus livros, sendo, por este motivo, destacado pela FIEP, em artigo sobre genealogia, na Revista Observatório da Indústria.

Na capa de um de seus livros (Muitos Anos Depois) Rubens, com modéstia e graça define sua vida da seguinte forma: “A vida aventurosa de um Zé Mané que saiu de Sorocaba com 20 anos, morou no Rio de Janeiro 33 anos, viajou pela “Oropa, França e Bahia” e acabou no Bacacheri…”

Entre o sonho e a realidade, os rumos da vida de Rubens foram marcados pela expansão de sentimentos de brasilidade e regionalismo, honrados pela cumplicidade de um homem justo e fiel à sua consciência e à sensibilidade de uma alma espiritualizada, em busca de seus desejos e paixões.

Nunca se aposentou.  Aos 90 anos se tornou blogueiro, porque leu, escreveu e transmitiu sua sapiência até a morte.

Navegou desde 1948 como publicitário, jornalista, relações públicas e escritor entre Sorocaba, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Itaipava, Curitiba – onde levantou sua âncora depois de ter sido 25 anos “bicho do Paraná” – e, em 2007, voltou ao Rio de Janeiro.  Rubens brincava: “Voltei a ser o Garoto de Ipanema, numa versão fisicamente mais limitada”

Mas todos sabiam que era uma versão muito mais sábia e carregada de sucesso, por ter cumprido, exemplarmente, sua carreira como chefe de Relações Públicas da maior produtora de energia do mundo.

Rubens recebeu o maior número de autoridades grifadas no livro de visitantes da usina de Itaipu.

Como relações públicas da Itaipu Binacional, desde a época da construção da usina até ela estar concluída, apertou a mão de realezas, primeiros-ministros, presidentes, mandatários e celebridades de todo o planeta. Mas, com admirável capacidade de reinventar o cotidiano e, a simpatia própria de um homem de comunicação, o RP por excelência, gostava mesmo era de apertar as mãos de todas as pessoas, desde os mais graduados até os mais humildes.

E, assim, conquistou uma legião de conhecidos e amigos, abrindo espaços únicos, onde pode deixar seu reconhecimento, gratidão e contribuição humana e profissional a sorocabanos, paranaenses, cariocas, enfim, aos brasileiros e estrangeiros que tiveram a sorte de conhecê-lo em sua missão que hoje se finda.

Soube combater o bom combate com dignidade, generosidade, sabedoria e, com honras da vida, hoje descansa em paz.

*Maria Auxiliadora Alves do Santos é jornalista e, depois de passar por várias redações de jornais e televisões, foi chefe da Divisão de Imprensa da Itaipu Binacional.

Tags: Na terra das Cataratas e da ItaipuÚltimas Notícias
CompartilharTweetarEnviarCompartilharCompartilhar

Relacionados +Conteúdos

Foto: Christian Rizzi
Na Terra das Cataratas e da Itaipu

Novo capítulo da novela da fiação caída dos postes em Foz

5 dezembro, 2025
1
Na Terra das Cataratas e da Itaipu

Prefeitura e Governo do Paraná iniciam mais de mil castrações gratuitas

5 dezembro, 2025
1
Foto ilustrativa: PMFI
Na Terra das Cataratas e da Itaipu

Projeto de Lei em Foz quer facilitar retorno de moradores de rua aos municípios de origem

5 dezembro, 2025
2
Deixar comentário

Notícias recomendadas

  • Notícia

Atenção motoristas! Tem obras em andamento hoje em Foz

1 dezembro, 2025
1
Ilustração: divulgação

Paraguai reduz os preços dos combustíveis

1 dezembro, 2025
1
Foto: PF

Surpresa de Natal da PF na Ponte da Amizade

1 dezembro, 2025
2
Foto: divulgação

Solidariedade: Último final de semana para aproveitar o desconto especial do Dreams Park Show

4 dezembro, 2025
1
Foto ilustrativa: Pixabay

Itaipu abre processo seletivo para químico ou engenheiro químico

4 dezembro, 2025
2

Notícias Populares

  • Avenida Pedro Basso, considerada uma das mais bonitas de Foz. Foto: Foz Destino do Mundo/Divulgação

    Avenida mais bonita de Foz será palco de Festival da Cerveja

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Bangue-bangue em avenida do centro de Foz

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Paraguai se torna novo polo exportador de camarão processado para EUA e Europa

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Só calor pela frente

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Vestibular Unioeste 2026: prova será neste domingo (07) com recorde de inscritos

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
Não viu?

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais

Fale Conosco via: E-mail - naoviu.com.br@gmail.com ou Whatsapp - (45) 99963-1755

  • Aviso Legal
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Newsletter
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem somos

Redes Sociais

Bem vindo de volta!

Entrar

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar Nova Lista de reprodução

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Últimas Notícias

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais