Quase cinco anos após sua implementação, o modelo de ensino cívico-militar é considerado um sucesso.
Segundo sondagem da Paraná Pesquisas, realizada a pedido da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), o modelo, que hoje atende a 312 escolas e cerca de 190 mil alunos da rede estadual, é aprovado por 89,3% dos pais e responsáveis e 90,4% de professores e pedagogos.
O grau de recomendação do modelo educacional também é muito alto, com 85,9% pontuando que indicariam o modelo para outros pais – sendo 62,9% dentro da categoria “Certamente recomendaria”.
Entre os principais pontos da pesquisa está a satisfação com a disciplina dos estudantes na escola. Entre os pais, 90% indicam satisfação. Dentro desse universo, 64,2% responderam que percebem que os estudantes estão mais disciplinados e 81,1% atribuem isso à implementação do modelo cívico-militar.
A pesquisa ainda aponta, entre os pais, que 70,5% concordam com a afirmação de que os filhos estão aprendendo mais após a adoção do modelo cívico-militar.
A pesquisa ainda indica boa avaliação dos pais em relação aos diretores (91,5% de ótimo e bom) e aumento da proximidade da comunidade escolar (78,9%).
Professores
Entre professores e pedagogos da rede estadual os números são muito similares, com 90,4% de satisfação com o modelo e 98,3% com o trabalho, chegando a 55,6% entre o recorte dos muito satisfeitos.
O grau de recomendação para outras escolas é de 82,1% e para outros professores de 84,2%.
O levantamento também aponta que os professores foram aderindo ao modelo aos poucos. Apenas 46,3% afirmaram que eram a favor antes do início do modelo, e atualmente 69,9% se dizem favoráveis em comparação ao momento em que iniciaram o trabalho.
Metodologia
A Paraná Pesquisas ouviu 1.212 professores e pedagogos da rede e 1.510 pais e responsáveis durante o mês de outubro. As sondagens têm grau de confiança de 95%, com margem de erro de 2,9 e 2,6 pontos percentuais, respectivamente, para mais ou para menos.










