Miguel Prieto é destituído da Prefeitura de Ciudad del Este

Cassação foi aprovada nesta terça-feira (12) pela Câmara dos Deputados, por 47 votos a favor e 30 contrários

Com a saída definitiva de Prieto, caberá ao Conselho Municipal decidir quem assumirá o cargo interinamente. Foto: Prefeitura de Ciudad del Este

A Câmara dos Deputados do Paraguai aprovou na tarde desta terça-feira (19) a destituição de Miguel Prieto do cargo de prefeito de Ciudad del Este. A decisão ocorreu em sessão extraordinária, após análise do relatório sobre a intervenção municipal determinada pela Controladoria Geral da República.

Dos 77 parlamentares presentes, 47 votaram pela cassação, 30 foram contrários e três se abstiveram. O resultado confirmou o impeachment de Prieto, que já era tratado como iminente diante da gravidade das acusações. Logo após a votação, o presidente da Câmara, Raúl Latorre, também submeteu os artigos do relatório de intervenção, que foram aprovados na íntegra.

Com a saída definitiva de Prieto, caberá ao Conselho Municipal decidir, em sessão convocada nos próximos dias, quem assumirá o comando da cidade até a realização de novas eleições municipais.

A destituição de Prieto foi consequência direta da intervenção administrativa iniciada em 23 de junho, quando o interventor Ramón Ramírez Caballero assumiu a prefeitura. A medida tinha duração de 60 a 90 dias e foi autorizada após relatório da Controladoria apontar irregularidades em contratos e uso de recursos.

O documento revelou suposto uso indevido de combustível, desvio de investimentos de capital para despesas correntes superiores a 29 bilhões de guaranis, além da suposta existência de fundos paralelos.

Com informações do ClickFoz

Sair da versão mobile