Não VIU?

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Terra das Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Terra das Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Não VIU?
Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Menos burocracia para empresas: Prefeitura lança o “Destrava Foz”

Por Vinícius Ferreira
6 junho, 2018
| 2 minutos de leitura |
CompartilharTwitterMandar pro ZapEnvie no TelegramLinkedin
Foto: Pixabay

A Prefeitura lança nesta quinta-feira, 7, um programa que pretende simplificar e desburocratizar os processos de abertura, alteração e encerramento de empresas em Foz do Iguaçu.

O programa tem um nome sugestivo: “Destrava Foz”. Há dez dias, está funcionando um projeto-piloto na Casa do Empreendedor, para a formalização digital do domicílio tributário de microempreendedores individuais (MEIs).

Notícias Relacionadas

Veja as formas de pagar o pedágio na BR-277, que começa a ser cobrado amanhã

General e Vermelho “fumam o cachimbo da paz”

Ainda não se descobriu a motivação de um dos crimes mais brutais cometidos em Foz

“A iniciativa faz parte de um compromisso do governo municipal de tornar o ambiente de negócios mais atraente para a vinda de novos empreendimentos e, com isso, movimentar a economia, gerando mais empregos e renda em diversos setores”, diz o prefeito Chico Brasileiro.

O programa nasceu de um diagnóstico feito pelo Sebrae em parceria com a Câmara Técnica de Desburocratização do CGDM, formado por entidades locais.

A partir deste trabalho foram levantadas as principais dificuldades encontradas nas secretarias municipais (Planejamento, Fazenda, Saúde, Agricultura, Tecnologia de Informação e Meio Ambiente) para que o processo se torne mais rápido, claro e transparente aos interessados em constituir uma empresa.

De acordo com a secretária de Governo, Salete Horst, o principal desafio encontrado para facilitar o trabalho de legalização do novo e do atual empresário foi o fluxo de informação.

“Vamos uniformizar as exigências entre as secretarias a partir do programa, dando maior transparência e agilidade para que o empresário que queira investir em nossa cidade tenha clareza de tudo que precisa para a atividade pretendida”, diz a secretária Salete.

“Se tivermos que mudar algo na legislação, se ela (legislação) estiver ultrapassada, vamos buscar a alteração com apoio da Câmara”, garante.

“Estamos trabalhando para ter uma central unificada de atendimento aos empresários e contadores, envolvendo todas as secretarias: Indústria e Comércio, Fazenda, Planejamento, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária. Também já iniciamos experiência piloto com o alvará eletrônico para microempreendedores individuais. O alvará eletrônico começa com MEIs, mas pretendemos estender iniciativa na sequência para micro, pequenas, médias e grandes empresas”, diz o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla.

“Quando o programa estiver totalmente implementado, o Protocolo Geral do Município receberá a documentação completa para dar entrada em abertura, alteração ou baixa de empresa. Tanto contadores quanto empresários saberão antecipadamente quais são os documentos exigidos de cada um dos órgãos da prefeitura”, conclui.

Fomento aos negócios

O consultor local do Sebrae, Luiz Marcelo Padilha, que acompanhou o trabalho de diagnóstico, disse que é possível oferecer melhorias dentro dos procedimentos de abertura, alteração ou baixa de empresas em um curto período do “Destrava Foz”.

“Com os procedimentos corretos adotados, a deliberação se torna rápida. É necessário que haja a integração de todas as secretarias envolvidas na liberação de licenças, alterações ou baixas para que não ocorra duplicidade de exigências ou desencontro de informações. Vencida esta etapa inicial, mais melhorias poderão ser implantadas para fomentar os pequenos, médios e grandes negócios na cidade”, avalia.

Além do lançamento do programa, o prefeito Chico Brasileiro anunciará a reinauguração da Casa do Empreendedor, que passou por uma reforma para oferecer maior comodidade aos usuários, e ainda a mudança do Escritório de Compras Públicas de Foz do Iguaçu, que realizará o atendimento também próximo à Casa do Empreendedor.

Tags: Empreendedorismo
CompartilharTweetarEnviarCompartilharCompartilhar

Relacionados +Conteúdos

Notícia

Interesse pelo empreendedorismo surpreende organizadores de curso em Foz

30 julho, 2018
25
Notícia

Jovens empreendedores têm chance de obter orientação. De graça

16 julho, 2018
48
Notícia

Sucesso iguaçuense, “chá de bolhas” já se espalha em lojas pelo Sul do Brasil

19 abril, 2018
108
Deixar comentário

Notícias recomendadas

    • Notícia
    Na pavimentação, os
esforços concentraram-
-se na execução das
camadas de sub-base
e base, fundamentais
para a durabilidade
e qualidade do pavimento. Fotos: DER-PR

    Vejam as obras de acesso à Ponte da Integração 66% concluídas

    26 junho, 2025
    1
    Foto ilustrativa: Pixabay

    Sábado sem agasalhos?

    27 junho, 2025
    1
    Com temperaturas mais baixas, o animal entra em estado de inatividade prolongada conhecido como brumação. Foto: IAT-PR

    Se encontrar, não acorde: lagartos teiú entram em período semelhante à hibernação

    27 junho, 2025
    1
    Foto ilustrativa: Agência IP

    Grupo industrial brasileiro anuncia investimento de US$ 5 milhões no Paraguai

    23 junho, 2025
    2
    Estiveram presentes o secretário estadual Beto Preto, o deputado federal Fernando Giacobo, o prefeito de Foz, general Silva e Luna, o chefe de gabinete da SESA, Ian Sonda, a assessora especial Priscila Burtet, o assessor da prefeitura Charles Drumond e o secretário municipal de Comunicação, João Zisman. Foto: divulgação

    Mais dinheiro para o Hospital Municipal de Foz

    23 junho, 2025
    1

    Notícias Populares

    • Ponte da Amizade. Foto: divulgação

      Saiba no que deu usar tecnologias avançadas contra o contrabando em Foz

      0 compartilhados
      Compartilhar 0 Tweetar 0
    • Hoje, o Foz Cataratas enfrenta o Campo Mourão pela Liga Nacional

      0 compartilhados
      Compartilhar 0 Tweetar 0
    • Ainda não se descobriu a motivação de um dos crimes mais brutais cometidos em Foz

      0 compartilhados
      Compartilhar 0 Tweetar 0
    • Aproveite a gasolina barata vendida no Paraguai, porque…

      0 compartilhados
      Compartilhar 0 Tweetar 0
    • Interventor assume a Prefeitura de Ciudad del Este

      0 compartilhados
      Compartilhar 0 Tweetar 0
    Não viu?

    © 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais

    Fale Conosco via: E-mail - naoviu.com.br@gmail.com ou Whatsapp - (45) 99963-1755

    • Aviso Legal
    • Não Viu, um olhar sobre tudo
    • Newsletter
    • Política de Cookies
    • Política de Privacidade
    • Termos de Uso
    • Quem somos

    Redes Sociais

    Bem vindo de volta!

    Entrar

    Esqueceu a senha?

    Recupere sua senha

    Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

    Entrar

    Adicionar Nova Lista de reprodução

    - Selecione Visibilidade -

      Sem Resultados
      Ver todos os resultados
      • Não Viu, um olhar sobre tudo
      • Últimas Notícias

      © 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais