Médica do Paraguai é eleita presidente da Sociedade Latino-Americana de Nefrologia e Hipertensão

Vázquez Jiménez também recebeu um prêmio da SLANH em reconhecimento à sua excelente carreira acadêmica e científica na região

Primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da SLANH. Foto: divulgação

A médica Lourdes Carolina Vázquez Jiménez, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nacional de Assunção e do Hospital de Clínicas, foi eleita a primeira mulher a ocupar a presidência da Sociedade Latino-Americana de Nefrologia e Hipertensão (SLANH) desde sua fundação em 1971.

Seu mandato abrangerá o período de 2027 a 2029. Ela também faz parte do quadro de especialistas do Serviço de Nefrologia do Hospital Central do Instituto de Previdência Social.

A seleção ocorreu durante o 21º Congresso Latino-Americano de Nefrologia e Hipertensão, realizado de 27 a 30 de agosto em Guayaquil, Equador.

O evento reuniu mais de 140 especialistas internacionais e contou com a participação de mais de 30 nefrologistas paraguaios, vários deles do Hospital Universitário FCMUNA, que atuaram como palestrantes, moderadores e avaliadores de artigos científicos.

Na ocasião, ela destacou que seu objetivo será “fortalecer redes de colaboração entre centros acadêmicos e hospitalares em toda a América Latina”.

Vázquez Jiménez também recebeu um prêmio da SLANH em reconhecimento à sua excelente carreira acadêmica e científica na região.

Sair da versão mobile