Em um artigo publicado no site Almanaque do Futuro ontem, 26 de novembro, o ex-diretor-geral da Itaipu Binacional Jorge Samek (de maio de 2003 a maio de 2016) teceu um vasto elogio a um ex-diretor Jurídico da usina.
O homenageado é João Bonifácio Cabral Júnior, que nesta sexta-feira, 28 de novembro, celebra o 80.º aniversário.
Em seu artigo, Samek relembrou que graças a atuação de Cabral, na época do ex-diretor-geral brasileiro Euclides Scalco (1995 e 2002), o custo previsto para instalar duas novas unidades geradoras de US$ 800 milhões foi reduzido para US$ 400 milhões.
Leia abaixo o que Samek ressaltou no artigo sobre esse fato:
“Na segunda metade da década de 1990, Euclides Scalco convidou-o a participar da estruturação da licitação internacional das unidades geradoras 9A e 18A da Itaipu.
A proposta inicial, superior a 800 milhões de dólares, foi reduzida à metade graças a um processo que uniu rigor jurídico, solidez técnica e maturidade administrativa — qualidades que Cabral aportou com naturalidade.
Quando, em 2003, o presidente Lula me convidou para assumir a Diretoria-Geral Brasileira da Itaipu Binacional, convenci-me de que era imprescindível mantê-lo à frente da Diretoria Jurídica.
Dos 14 anos da minha gestão, tive o privilégio de contar, nos primeiros nove, com sua serenidade, firmeza e competência em uma área sensível e decisiva.
Sua presença foi fundamental para dar sustentação jurídica a um período de grandes transformações, investimentos estruturantes e ampliação do papel social da empresa”.
Com informações do Almanaque do Futuro
