Não VIU?

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Não VIU?
Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Itaipu: em vez de rebaixamento, vertimento abundante. Sobra água!

Por Vinícius Ferreira
4 novembro, 2017
| 2 minutos de leitura |
CompartilharTwitterMandar pro ZapEnvie no TelegramLinkedin
Sorte e azar dos turistas: visita com chuva não é muito agradável, mas espetáculo raro compensa. Foto: Adenésio Zanella

5 de outubro. Em Foz, o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema, Luiz Eduardo Barata, informa que foi solicitado à usina de Itaipu aumento da produção em outubro. Se necessário, a usina poderia até deplecionar (rebaixar) o reservatório.

3 de novembro. O vertedouro de Itaipu abre na madrugada para verter o excedente de água. O reservatório está cheio. Vertimento vai prosseguir ao longo deste sábado, 4, e no domingo.

Notícias Relacionadas

Preparem-se! Temperatura em Foz deve despencar nesta semana, acompanhada de rajadas de vento

Confira os principais assuntos discutidos hoje (11) na Câmara de Foz do Iguaçu

Atenção, brasileiros que estudam no Paraguai! Projeto que simplifica revalidação de diploma do exterior é aprovado no Senado

E não é pouca água. Na madrugada, chegou a 3,6 mil metros cúbicos de água por segundo, o equivalente a “uma catarata e meia”. E continua vertendo “uma catarata” ao longo deste sábado.

Muitos leigos, ao verem o vertedouro aberto, imaginam que é a usina produzindo em carga máxima. Na verdade, o vertedouro é como o ladrão na caixa d´água – quando chega a determinado nível, escoa o excesso. É assim em qualquer usina.

Itaipu verteu uma Catarata e meia na madrugada. E segue jorrando o final de semana inteiro. Foto: Adenésio Zanella

A área técnica de Itaipu “odeia” quando é preciso verter água. Afinal, é desperdício, é a água que passou pelo reservatório e caiu fora sem passar pelas turbinas, sem gerar energia. Mas não é possível acumular, mesmo se sabendo que os reservatórios rio acima ainda estão baixos. Não dá pra mandar a água de volta.

Então, cabe a Itaipu fazer o que sempre faz muito bem: gerar o máximo possível pra aproveitar esta água abundante.

Foi assim no mês passado, o quarto melhor outubro na história da produção de Itaipu. E é possível prever também um bom novembro. A previsão é que, só nesses primeiros dias do mês, chova na região o equivalente à chuva de um mês inteiro, em anos normais.

Com água abundante e produzindo mais do que a média normal, Itaipu possibilita que os reservatórios da Região Sudeste possam se recuperar parcialmente. Se chover por lá um bocadinho, vai amenizar a crise hídrica e evitar o uso massivo das usinas térmicas, aquelas que nos custam o olho da cara.

CompartilharTweetarEnviarCompartilharCompartilhar

Relacionados +Conteúdos

Foto ilustrativa: internet
Notícia

Golpe usa número da Polícia Civil de Foz do Iguaçu para enganar vítimas

5 agosto, 2026
1
Centro de Convenções de Foz do Iguaçu. Foto: Christian Rizzi
Notícia

Paraná abre consulta ao mercado para transformar Centro de Convenções de Foz do Iguaçu em novo polo de investimentos

5 agosto, 2026
1
Foto: divulgação
Notícia

Dança das cadeiras: três diretores e um assessor são exonerados por Silva e Luna

5 agosto, 2026
1
Deixar comentário

Notícias recomendadas

  • Notícia
Foz do Iguaçu. Foto: PMFI

Confira o que muda no tempo em Foz do Iguaçu nos próximos dias

1 agosto, 2026
1
Foto: divulgação

Combustíveis ficam até 39% mais caros no Paraguai este ano

3 agosto, 2026
1
Foto: Ari Dias/AEN

Saiba o que Ratinho Jr. veio fazer em Foz do Iguaçu nesta quinta-feira

30 julho, 2026
1
Foto: divulgação

Operação Miragem investiga tráfico internacional de drogas e apreende provas em Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão

30 julho, 2026
1
Foto da soltura: captura de imagem

“Aquele que perdeu o caminho” volta para casa

4 agosto, 2026
1

Notícias Populares

  • Ilustração de como será a parte externa do museu: divulgação

    Foz do Iguaçu ganha aposta milionária na cultura: Governo libera R$ 208 milhões para o Centre Pompidou Paraná

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Que tal ganhar um iPhone 17 Pro Max com apenas um clique?

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Foz do Iguaçu autoriza corte de árvore prejudicial para abelhas e beija-flores

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Embaixador do Brasil recebe oficialmente queixa do Paraguai contra Lula e pedido de reparação pela Guerra da Tríplice Aliança

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Anvisa determina apreensão de lote falsificado do suplemento Omegafor Plus; veja qual é o lote

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
Não viu?

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais

Fale Conosco via: E-mail - naoviu.com.br@gmail.com ou Whatsapp - (45) 99963-1755

  • Aviso Legal
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Newsletter
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem somos

Redes Sociais

Bem vindo de volta!

Entrar

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar Nova Lista de reprodução

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Tríplice Fronteira
  • Foz do Iguaçu
  • Na Terra das Cataratas e da Itaipu
  • É bom saber!
  • Crônica

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais