Itaipu informa o atropelamento de onça-parda perto de sua reserva

O acidente ocorreu na madrugada de ontem (15) na margem paraguaia da usina

Onça-parda atropelada ontem (15) na margem paraguaia da usina. Foto: IB/Paraguai

A Itaipu Binacional informa nesta quarta-feira, 16 de julho, a morte por atropelamento de uma onça-parda (Puma concolor), ocorrida na madrugada de ontem, na rodovia PY-07, em frente à entrada principal da Reserva Natural Tatí Yupí, em Hernandarias, na margem paraguaia da usina. 

Para evitar esses tipos de incidentes, a empresa recomenda que os motoristas reduzam a velocidade ao trafegar perto de reservas naturais.

A Binacional recomenda, também, aos motoristas que prestem atenção redobrada nesses locais, especialmente à noite e durante o crepúsculo (amanhecer e anoitecer).

“Em caso de avistamentos ou colisões, os motoristas precisam informar os gestores das reservas naturais próximas ou do Centro de Pesquisas de Vida Silvestre da Itaipu (CIASI), localizado no Paraguai”, orienta a empresa

Mais: “em casos de atropelamento, em hipótese alguma o animal deverá ser manuseado, sem instruções expressas e claras de um profissional identificado”.

Características do felino
A onça-parda é um mamífero carnívoro territorial e adaptável da família Felidae que percorre os fragmentos florestais encontrados nas reservas do estado.

É um felino solitário que geralmente evita o contato com humanos. Prefere habitats com vegetação densa, embora também possa habitar áreas abertas, dependendo do território disponível e da abundância de presas.

 

 

Sair da versão mobile