Para implementar melhorias estruturais na Ponte José Costa Cavalcanti, que liga as cidades de Ciudad del Este e Hernandarias, no departamento do Alto Paraná, foram iniciados os ensaios de resistência dos materiais.
A obra está sendo realizada com financiamento do Itaipu da margem paraguaia.
O objetivo da intervenção, que terá uma duração máxima de dez dias, é determinar com precisão a resistência dos materiais que compõem a estrutura e avaliar a viabilidade de futuras melhorias na obra.
Os projetos planejados incluem a otimização do sistema de drenagem para dias de chuva e a instalação de novos guarda-corpos, semelhantes aos utilizados em outras pontes do país.
A Direção de Coordenação explicou que as tarefas atuais envolvem a verificação do estado da ponte por meio de ensaios não destrutivos.
“A equipe técnica está realizando testes para determinar as características do concreto e da armadura da estrutura. Esta é a etapa preliminar antes de uma série de melhorias planejadas para a passarela”, afirmou Julio Paredes, diretor de Coordenação da Binacional de Itaipu.
A ponte, chamada de José Costa Cavalcanti em homenagem ao primeiro diretor-geral brasileiro da usina, foi construída na década de 1970 sobre o rio Acaray, liga o bairro Pablo Rojas, em Ciudad del Este, ao Paraná Country Club de Hernandarias.










