Não VIU?

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Não VIU?
Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Hoje, 20 de janeiro, é dia de começar a pagar do IPVA no Paraná

O IPVA é a segunda maior fonte de arrecadação do Estado, atrás apenas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Por Vinícius Ferreira
20 janeiro, 2025
| 3 minutos de leitura |
Foto ilustrativa: Pixabay

Foto ilustrativa: Pixabay

CompartilharTwitterMandar pro ZapEnvie no TelegramLinkedin

Os donos de veículos de todo o Paraná precisam ficar atentos às datas. Encerra nesta semana o prazo para o pagamento em cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) 2025.

E quem vai optar pelo parcelamento também precisa se atentar, já que a primeira parcela também vence nos próximos dias.

Notícias Relacionadas

Noites nostálgicas no Paraná, mas tem de ligar a tevê

Comércios do Paraná que mais cresceram de janeiro a novembro de 2025

Se você vai às praias do Lago de Itaipu, é bom ler esta nota

Em ambos os casos, os vencimentos acontecem entre os dias 20 e 24 de janeiro, variando de acordo com o final da placa do veículo (confira o calendário abaixo).

No caso do pagamento em cota única, o proprietário ainda conta com desconto de 6% no valor total do imposto. Também é possível pagar o IPVA 2025 com cartão de crédito, o que permite parcelar os débitos em até 12 vezes — sujeitas, neste caso, a juros aplicados pela instituição emissora dos cartões. As taxas podem ser verificadas AQUI.

O IPVA é a segunda maior fonte de arrecadação do Estado, atrás apenas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). No Paraná, a alíquota é de 3,5% sobre o valor venal de carros e motos em geral, e de 1% para ônibus, caminhões, veículos de aluguel, utilitários de carga ou movidos a gás natural veicular (GNV).

Desde o dia 1º de janeiro, motocicletas, motonetas e ciclomotores de até 170 cilindradas estão isentos.

Para 2025, a Receita Estadual lançou um total de R$ 6,78 bilhões sobre uma frota tributável de mais de 4 milhões de veículos. Pela legislação, metade do valor arrecadado com o imposto é repassado aos municípios de emplacamento e o restante é usado pelo Estado para o financiamento de obras e custeio de atividades das áreas de saúde, educação e segurança pública.

Os prazos tanto para cota única quanto a primeira parcela do imposto se encerram nas seguintes datas:

Finais 1 e 2: 20/01/2025

Finais 3 e 4: 21/01/2025

Finais 5 e 6: 22/01/2025

Finais 7 e 8: 23/01/2025

Finais 9 e 0: 24/01/2025

ÚNICO DESCONTO – O gerente do IPVA da Receita Estadual, Leonardo Marcon, destaca o desconto de 6% como o principal atrativo para o pagamento do imposto em cota única. “O pagamento à vista é a única forma de aproveitar esse desconto”, afirma. “Ao longo das últimas semanas, vimos mensagens falsas nas redes sociais sobre supostos programas e maneiras de pagar menos, mas reforçamos que o único desconto oferecido no Paraná são esses 6% para quem pagar em cota única”.

Marcon reforça, ainda, que o contribuinte precisa tomar cuidado com os golpes que normalmente circulam no período de pagamento do IPVA. A recomendação é gerar sempre as guias de pagamento através dos sites oficiais, identificáveis por endereços que terminam com a extensão “.pr.gov.br”, como o Portal do IPVA ou o Portal de Pagamentos de Tributos. Outra opção é usar o aplicativo Serviços Rápidos, da Receita Estadual, disponível para Android e iOS.

JÁ VENCIDAS 
As parcelas já vencidas de 2024 podem ser quitadas no mesmo sistema com acréscimo de multa e juros (multa de 0,33% por dia e juros de mora com base na taxa Selic). Passados 30 dias, o percentual da multa é fixado em 10% do valor do imposto. Também é possível parcelar os débitos de IPVA de exercícios anteriores ao atual. As informações estão no site do IPVA.

Tags: Últimas Notícias
CompartilharTweetarEnviarCompartilharCompartilhar

Relacionados +Conteúdos

Foto: divulgação
Notícia

Presidente da Câmara de Foz anuncia medidas para evitar novos vetos de Silva e Luna

3 fevereiro, 2026
1
Foto ilustrativa: CMFI
Notícia

É guerra? Silva e Luna veta cinco projetos de Lei aprovados pelos vereadores de Foz

2 fevereiro, 2026
1
Foto: Ceasa divulgação
Notícia

Ceasas do Paraná anunciam datas de funcionamento no período de Carnaval

2 fevereiro, 2026
2
Deixar comentário

Notícias recomendadas

  • Notícia
Foto: divulgação

Olha o valor dos salários oferecidos pela Prefeitura de Foz para monitores esportivos

29 janeiro, 2026
1
Foto ilustrativa: Pixabay

Fim de semana com dores nas juntas?

30 janeiro, 2026
1
Foto: Detran

Detran do Paraná muda exame da CNH e encerra teste que reprovava 50%

29 janeiro, 2026
1
Foto ilustrativa: CMFI

É guerra? Silva e Luna veta cinco projetos de Lei aprovados pelos vereadores de Foz

2 fevereiro, 2026
1
Foto da primeira passagem elevada para a fauna do Paraguai. Foto: MOPC

Novela do acesso à Ponte da Integração no Paraguai tem uma novidade inédita no país

3 fevereiro, 2026
1

Notícias Populares

  • Ponte Tancredo Neves, que liga Foz a Puerto Iguazú. Foto: divulgação/PMFI

    Chuva à tarde

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Odontologia da UDC oferece formação sólida com foco na prática profissional

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Ônibus de turismo já utilizam a Ponte da Integração entre o Paraguai e o Brasil

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Prefeitura de Ciudad del Este faz campanha contra esmolas

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Ceasas do Paraná anunciam datas de funcionamento no período de Carnaval

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
Não viu?

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais

Fale Conosco via: E-mail - naoviu.com.br@gmail.com ou Whatsapp - (45) 99963-1755

  • Aviso Legal
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Newsletter
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem somos

Redes Sociais

Bem vindo de volta!

Entrar

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar Nova Lista de reprodução

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Últimas Notícias

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais