A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) autorizou, nesta segunda-feira (1º), o repasse de R$ 9.372.545,37 ao Hospital Itamed, em Foz do Iguaçu.
O valor é referente à produção adicional de atendimentos na Alta Complexidade Ambulatorial realizados pela instituição entre setembro de 2023 e agosto de 2025.
O Itamed integra a rede estadual de Alta Complexidade, com destaque para os serviços estruturados nas áreas de oncologia, cardiologia e cirurgia cardiovascular.
O hospital também é referência oncológica para Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu, atendendo ainda pacientes de outros municípios da macrorregião Oeste.
Com o volume elevado de procedimentos realizados acima do teto pactuado, o reforço financeiro autorizado pela Sesa garante equilíbrio à operação do hospital, assegurando a continuidade da assistência especializada e contribuindo diretamente para a manutenção do atendimento de alta complexidade destinado à população da 9ª Regional de Saúde.
Vale ressaltar que o hospital chamava-se Costa Cavalcanti, em homenagem ao primeiro diretor-geral da Itaipu Binacional, mas teve o nome mudado pela atual administração do petista Enio Verri.
