Fotos do dia: vejam as imagens aéreas das obras do Mercado Municipal de Foz e do acesso ao PTI

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) vem aderindo e implementando o uso de aeronaves não tripuladas, popularmente conhecidas como drones, em algumas de suas ações.

Para isso, os equipamentos são utilizados no monitoramento e acompanhamento de obras, que podem ser iniciativas do Parque, da Itaipu Binacional ou instituições parceiras.

 

Na vila A, os drones do PTI registram através de fotos e vídeos a transformação do antigo espaço da Cobal que dará lugar ao Mercado Municipal de Foz do Iguaçu.

 

Novo acesso ao PTI está sendo contruído como alternativa de entrada independente da Barreira de Itaipu.

De acordo com o gerente do Centro Latino-americano de Tecnologias Abertas (Celtab), Miguel Diógenes Matrakas, entre as principais vantagens do uso de drones para captação de imagens está o alcance a locais de difícil acesso de forma segura para o técnico que está pilotando, além da otimização do uso de recursos, uma vez que outras alternativas como os satélites, por exemplo, demandam altos investimentos.

Entre os projetos beneficiados com a aplicação dessa nova tecnologia está a construção da segunda ponte entre Brasil e Paraguai. A Ponte da Integração será construída sobre o Rio Paraná, entre Foz do Iguaçu (PR) e Presidente Franco, cidade paraguaia vizinha a Ciudad del Este, onde está localizada a Ponte da Amizade.

Fonte e foto: PTI

Sair da versão mobile