O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) vem aderindo e implementando o uso de aeronaves não tripuladas, popularmente conhecidas como drones, em algumas de suas ações.
Para isso, os equipamentos são utilizados no monitoramento e acompanhamento de obras, que podem ser iniciativas do Parque, da Itaipu Binacional ou instituições parceiras.


De acordo com o gerente do Centro Latino-americano de Tecnologias Abertas (Celtab), Miguel Diógenes Matrakas, entre as principais vantagens do uso de drones para captação de imagens está o alcance a locais de difícil acesso de forma segura para o técnico que está pilotando, além da otimização do uso de recursos, uma vez que outras alternativas como os satélites, por exemplo, demandam altos investimentos.
Entre os projetos beneficiados com a aplicação dessa nova tecnologia está a construção da segunda ponte entre Brasil e Paraguai. A Ponte da Integração será construída sobre o Rio Paraná, entre Foz do Iguaçu (PR) e Presidente Franco, cidade paraguaia vizinha a Ciudad del Este, onde está localizada a Ponte da Amizade.
Fonte e foto: PTI









