Estudos da UNILA garantem a permanência de moradores no Arroio Dourado

A comunidade, instalada onde havia um depósito de lixo, estava sob risco de remoção em decorrência de uma ação judicial movida pelo Ministério Público

Área da gleba ocupada pela comunidade Arroio Dourado (marcada em amarelo). Foto: UNILA

Relatórios técnicos elaborados por pesquisadores da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) asseguraram o direito à moradia de aproximadamente 85 famílias residentes na comunidade Arroio Dourado, em Foz do Iguaçu.

Os estudos foram desenvolvidos no âmbito de dois projetos de extensão, a pedido do Núcleo Itinerante das Questões Fundiárias e Urbanísticas (NUFURB), da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR).

A comunidade, instalada sobre uma gleba de propriedade do município, onde havia um depósito de lixo, estava sob risco de remoção em decorrência de uma ação judicial movida pelo Ministério Público, baseada em um relatório técnico anterior que apontava a possível emissão de gases tóxicos.

As análises conduzidas pela equipe da UNILA, contudo, descartaram a existência de riscos ambientais que justificassem a retirada das famílias, fundamentando tecnicamente a defesa apresentada pela Defensoria Pública e contribuindo para a permanência dos moradores no local.

Com informações da UNILA

Sair da versão mobile