
Sabe o lacre das latinhas de cerveja e refrigerante? Pois alguns milhares deles valem uma cadeira de rodas.
É isso mesmo. Ali embaixo a gente explica. Mas, nesta sexta-feira 7, o Centro Universitário UDC vai entregar 350 garrafas PET cheias de lacres de alumínio à ACDD. Cada garrafa contém mais ou menos 2.400 lacres.
No semestre passado, o projeto de extensão da UDC Lacre Ação doou à ACDD 300 garrafas cheias e lacres e, com a venda do material, a escola pôde comprar três cadeiras de rodas.
Estudantes de todos os Cursos do Centro Universitário UDC Centro e alunos Colégio Educação Dinâmica e do Ensino Fundamental I e II do Colégio Anglo-Americano participam do projeto.
A ACDD atende 109 alunos com deficiência de forma totalmente gratuita. É uma escola privada que recebe recurso governamentais, mas sobrevive basicamente de doações e eventos.
Por que o lacre?
Quando apareciam pessoas juntando só o lacre das latinhas, tinha gente que estranhava. Agora é que popularizou-se esta busca.
O site Lacre Amigo, que divulga e arrecada lacres para a troca por cadeira de rodas, explica que o incentivo a esse tipo de doação é porque o lacre ocupa bem menos espaço para armazenar do que as latinhas.
E exemplifica: 30 mil lacres de alumínio cabem em 10 garrafas PET de 2 litros e equivalem a quase mil latinhas de alumínio. Armazenar tanta latinha seria bem complicado.
Outro motivo é que a liga de alumínio do lacre tem teor de magnésio maior que o da latinha. Dessa forma, separando o lacre evita-se que a mistura dos dois tipos de alumínio contamine o alumínio reciclado.
Se quiser saber mais sobre o assunto e como participar, entre no site www.lacreamigo.com





