A eleição municipal para prefeito de Ciudad del Este, marcada para o próximo dia 9 de novembro, pode ser um indicativo do que deve ocorrer nas eleições gerais de 2028, quando os paraguaios escolherão o seu novo presidente da República, segundo relatos da imprensa do país.
Na disputa para substituir o ex-prefeito Miguel Pietro, destituído do cargo sob a acusação de corrupção, estão Roberto González Vaesken, que buscar retomar o controle do Partido Colorado no município, e Daniel Mujica, do movimento Yo Creo, que está confiante em consolidar sua força nacionalmente.
Mujica tem o apoio do próprio Pietro e, segundo o senador Rubén Velázquez, gerente de campanha do candidato, e um dos principais representantes do Yo Creo, disse que o resultado das eleições municipais será decisivo para medir a força política de seu movimento.
Já González Vaesken, em entrevista ao jornal ABC Color, destacou que todas as alas internas do Partido Colorado —incluindo o Cartismo— decidiram apoiar fortemente esta eleição, que ele definiu como “decisiva para o futuro para dos colorados”.
Atualmente, Ciudad del Este está sendo administrada pela prefeita interina de Ciudad del Este, María Portillo, que deve entregar o cargo ao vencedor da próxima eleição.
