A Administração Nacional de Eletricidade do Paraguai (ANDE) assinou memorandos de entendimento com duas empresas que avaliam a instalação de data centers de inteligência artificial no país.
Os acordos, firmados com a empresa local Levip SA — subsidiária da X8 Cloud USA — e a brasileira Boost Engenharia Ltda., estabelecem as bases para o estudo da viabilidade do fornecimento de energia elétrica que esses projetos demandariam, embora não constituam compromissos contratuais definitivos.
O acordo com a Boost Engenharia foi assinado em 28 de maio de 2025, enquanto o acordo com a Levip SA foi assinado em 9 de setembro de 2025.
A estratégia é usar o excedente energético do Paraguai para abastecer esses data centers, que consomem uma enorme quantidade de energia, e posicionar o país como um polo tecnológico regional.
Maior da América Latina
O projeto da X8 Cloud envolve um investimento de capital estimado em US$ 8 bilhões.
A empresa, sediada em Los Angeles, anunciou planos para construir o que descreve como “a maior infraestrutura de IA da América Latina”, aproveitando a energia hidrelétrica da usina binacional de Itaipu.
As operações comerciais da X8 Cloud estão planejadas para o início de 2026, com uma capacidade inicial de 50 MW, que se expandirá progressivamente até atingir 500 MW em 2027.
Juan Carlos Dueñas, fundador e CEO da X8 Cloud , revelou que o empreendimento ficará localizado perto de Assunção, próximo a uma linha de transmissão de 500 kV, infraestrutura essencial para data centers de IA devido à sua alta demanda de energia.
Com informações do InfoNegocios










