A Águas de Minas , empresa especializada em tratamento de água e esgoto, confirmou sua intenção de participar de futuras licitações do Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC), com foco em um dos desafios ambientais mais urgentes do país: a recuperação do Lago Ypacaraí.
A empresa, liderada pelo diretor Marcel Thommes , já deu o primeiro passo formal ao obter a certificação de investidor, processo concluído na semana passada junto às autoridades paraguaias. O objetivo é entrar no país com tecnologia de ponta e competir em projetos de infraestrutura sanitária, tanto no setor público quanto no privado.
Como Thommes explicou à InfoNegocios, a decisão de olhar para o Paraguai resulta de uma combinação de fatores regionais.
“Hoje, o setor de saneamento tem duas grandes frentes: tratamento de água e esgoto. Temos uma fábrica no Brasil, mas os altos custos de produção, a carga tributária e a instabilidade política acabam por desestimular novos investimentos”, observou.
Nesse contexto, o Paraguai surge como um mercado com melhores condições para o desenvolvimento de projetos de longo prazo.
O potencial envolvimento da Águas de Minas ocorre em um momento crucial na história da gestão do Lago Ypacaraí, um corpo d’água emblemático que enfrenta problemas de poluição e degradação há décadas e que já motivou a assinatura de convênios com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para sua descontaminação.
Em 2023 e 2024, o governo paraguaio assinou acordos com o BID para promover investimentos ambientais e um plano de limpeza da bacia, que inclui sistemas de esgoto, redes sanitárias e estações de tratamento de águas residuais, com financiamento superior a US$ 150 milhões destinado a melhorar as condições ambientais do lago e seus afluentes.
Com informações do InfoNegócios









