O Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) recebeu nesta quinta-feira, 7 de agosto, as propostas técnicas e financeiras para a construção do Sistema de Água Potável e Saneamento da Região Metropolitana de Ciudad del Este.
Este projeto estratégico beneficiará diretamente cerca de 300.000 moradores de Ciudad del Este e Presidente Franco em sua fase inicial e por pelo menos 10 anos.
A obra, financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA), é liderada pela Diretoria de Água Potável e Saneamento (DAPSAN). terá um custo de estimado de G. 289.649.451.000 (equivalente a US$ 37 milhões), e prazo de execução máximo de 48 meses, segundo o MOPC.
Os cinco licitantes pré-qualificados que apresentaram suas propostas de projeto e construção, bem como suas propostas lacradas, são:
- Consórcio Ysaka, formado pela Tecnoedil SA e pela Constructora Supercemento SAIC;
- Consórcio BGT PTAP CDE (BTD Proyectos 12 SA – Goetze Lobato Engenharia SA);
- Consórcio Acciona Água SA;
- Consórcio Rovella Tocsa (Rovella Carranza SA – Tocsa SA);
- Consórcio Internacional SCE (Empresa Sul-Americana de Empresas Elétricas, Mecânicas e Obras Públicas SA – Concretec Mix – Espina Obras Hidráulicas SA).
O projeto inclui a captação no Rio Monday, o transporte por adutoras e o tratamento físico e químico em uma moderna Estação de Tratamento de Água Potável (PTAP), com capacidade inicial de 500 litros por segundo.
A água tratada será armazenada e distribuída a partir de uma nova central, localizada em Presidente Franco, com todo o sistema supervisionado remotamente por uma plataforma SCADA, o que garantirá o monitoramento contínuo da operação e da qualidade do serviço.










