Uma informação divulgada pelo Simepar ontem, 02 de julho, revela por que o asfalto a frio, aplicado nas vias de Foz do Iguaçu pela prefeitura, se deteriorou tão rapidamente.
Os registros das estações meteorológicas do Simepar no Paraná mostraram que o mês de junho foi extremamente frio e chuvoso no Estado, e um dos municípios mais afetados foi Foz.
De acordo com o Simepar, o município teve chuva muito acima da média. Em junho, historicamente, chove 86,1 milímetros na cidade, mas choveu 358 milímetros em 2025: uma diferença de 271,8 milímetros.
Ou seja: choveu três vezes mais do que a média histórica para o mês.
Conclusão: a chuva levou uma boa parte do asfalto a frio aplicado, emergencialmente, nas vias de Foz, pois ele depende de condições meteorológicas estáveis para se fixar (curar) na pista.
- Temperatura: Produzido a quente, mas aplicado em temperaturas ambiente.
- Ligante: Utiliza ligante asfáltico emulsionado em água.
- Utilização: Indicado para reparos menores, tapar buracos, e áreas com menor tráfego.
- Durabilidade: Menos durável e resistente do que o asfalto quente.
- Cura: O tempo de cura pode ser mais longo, dependendo das condições climática.